Novo espaço fica no Terminal Integrado de Ônibus de Marcos Freire, em Muribeca
Foto:Valter Andrade
Crianças correndo de um lado para o outro, brincando de bola, pique-esconde, no balanço ou no escorrego, enquanto os pais conversam com outros adultos, se divertindo de uma outra forma. Tudo isso era sinal de festa e, num momento da noite, as pessoas até cantaram parabéns e comeram um pedaço do bolo, uma réplica exata da 1ª Praça Ecológica do município, que estava sendo inaugurada naquele momento. Foi assim a noite da última segunda-feira (14), em Marcos Freire. A comunidade recebeu um novo espaço de lazer, uma obra realizada atrás do Programa Comunidade que Faz.
Das centenas de pessoas que foram prestigiar o evento de inauguração, os amigos Messias Rodrigues, 12, e Marlo José, 10, foram uns dos primeiros a chegarem no local. O mais novo saiu da escola, a Escola Municipal Tecla Teixeira de Arruda, ali perto, e foi direto para a praça com seus pais. "Nós brincamos aqui todos os dias. A praça ficou muito bom, tem espaço para tudo", disse Marlo. Já Messias, chegou trazendo uma bola para brincar com o amigo, enquanto esperavam o momento em que o prefeito Elias Gomes iria entregar oficialmente a nova praça, que é também o Terminal Integrado de Ônibus de Marcos Freire, À comunidade. "E bem divertido brincar aqui. Todas as tardes, nos juntamos com nossos outros amigos para aproveitar!", contou o menino.
O programa Comunidade que Fez já realizou diversas obras no município. Mais de 500 ruas já foram pavimentadas e, além delas, as obras também aconteceram em escadarias, muros-de-arrimo e praças. Na praça de Marcos Freire, o investimento foi de R$ 150 mil. A execução acontece de forma conjunta, numa parceria entre a população, com o mão-de-obra, e o Governo Municipal, com apoio e acompanhamento técnico e material para construção. O novo equipamento tem também balanços, escorregos, área para jogar bola, o "cantinho do idoso" - apelidado assim pelos moradores -, bancos e mesinhas para jogar dominó. O terreno tem mais de 2 mil m² e hoje está de cara nova.
No passado, o mercado irregular ocupava a área, causando tumulto e desordem no local. Para o prefeito Elias Gomes, a obra é, antes de tudo, uma garantia aos moradores de Marcos Freire de que o espaço público é de todos. "Quando estive aqui pela primeira vez, havia muito tumulto, muitas barracas e sujeira. Aqui era também um ponto disseminador de coisas ruins, como tráfico, prostituição. Logo no primeiro momento, soube que tínhamos um grande trabalho a fazer. E ele foi feito. Hoje, devolvemos ao povo aquilo que é dele. Um grande espaço de lazer, onde as crianças, os idosos, os adultos, todos, poderão passar tardes de domingo e descansar após um dia de trabalho", disse o gestor.
O pioneirismo da Praça Ecológica no município foi um grande desafio. Além do material em concreto, a praça foi construída com materiais recicláveis, como pneus, e o plantio de diversas árvores e mudas. "Pneus que poderiam poluir a cidade, ser jogados no canal e provocar inundações, foco do Aedes Aegypti, e outros problemas, foram aproveitados nesse projeto simples e ecologicamente correto. Que possamos multiplicar e construir outras áreas como esta", disse Conceição Nascimento, secretária municipal de Desenvolvimento e Mobilização Social.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-urbano-e-sustentabilidade/2015/12/15/NWS,419931,52,549,JABOATAO,2132-PREFEITURA-ENTREGA-PRACA-ECOLOGICA-MORADORES-MARCOS-FREIRE.aspx
Nenhum comentário :
Postar um comentário