terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Combate ao aedes aegypti em Jaboatão ganha reforço do Exércit

Para ampliar as ações preventivas, o município conta com a participação dos soldados da corporação. As ações seguem até janeiro de 2016



Foto:Marcelo Ferreira


Em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika,  ganhou mais um reforço. A cidade recebeu soldados do Exército Brasileiro, para ampliar os atendimentos preventivos junto aos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. A força-tarefa, que começou nesta segunda-feira (28/12), na comunidade de Vista Alegre, em Jaboatão Centro,  será utilizada até o dia 15 de janeiro de 2016, nas Regionais do município.
"Em cada local, participarão 40 soldados. O objetivo é contribuir na eliminação de possíveis focos do mosquito e também na orientação sobre as formas de prevenção. Junto com os Agentes de Saúde e Endemias, a proposta é que cada dupla visite 35 imóveis por dia", explicou Leidjane Virães, superintendente de Atenção Básica à Saúde. Ela reforçou a colaboração da população, autorizando a entrada em suas residências. "Que os munícipes recebam de braços abertos, considerando que o Exército é mais um aliado para prevenir contra o mosquito", completou. 
Para Conceição Nascimento, secretária de Mobilização e Desenvolvimento Social, a chegada do Exército é mais instrumento para somar forças e, assim, garantir mais segurança à população. "A gestão tem somado esforços para combater o Aedes Aegypti. Entre agentes e colaboradores, são aproximadamente 1 mil pessoas envolvidas. E a adesão a esta causa pelos moradores é de fundamental importância, pois, a maioria dos casos começam na própria casa e, por desconhecimento, o cidadão pode estar se prejudicando e colocando seus vizinhos em risco", enfatizou Conceição.
PARTICIPAÇÃO POPULAR - A residência da dona de casa Patrícia Fernanda de Oliveira, 40 anos, foi um dos lares visitados pelo Exército. "Fiquei surpresa com a visita, mas é importante unir forças para combater o mosquito. É uma doença que pode ser evitada dentro de nossas casas", destacou. Já Sandra Maria da Silva, 40 anos, enfatizou a colaboração dos moradores: "Além da Prefeitura e outros órgãos envolvidos, os moradores também devem fazer a sua parte. Atitudes simples, como fechar cisternas e virar as garrafas, podem salvar vidas", pontuou.
PREVENÇÃO - Quando todo o Estado de Pernambuco entrou em estado de emergência, devido aumento de número dos casos das endemias transmitidas pelo Aedes Aegypti, Jaboatão já estava desenvolvendo atividades em caráter preventivo e mutirões, desde o início de dezembro. Mais de cinco mil imóveis já foram visitados, desde que as atividades começaram. Aproximadamente cinco mil depósitos foram inspecionados e 1 mil foram tratados. Outra frente de trabalho foi a coleta de mais de 20 toneladas de entulhos.

PROGRAMAÇÃO 
29/12/2015 - Pacheco (Cavaleiro)
30/12/2015 - Curado IV
11/01/2016 - UR-10 (Cavaleiro)
12 e 13/01/2016 - Prazeres
14/01/2016 - Barra de Jangada
15/01/2016 - Jardim Jordão

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-e-mobilizacao-social/2015/12/28/NWS,419975,52,552,JABOATAO,2132-COMBATE-AEDES-AEGYPTI-JABOATAO-GANHA-REFORCO-EXERCITO.aspx

Nenhum comentário :

Postar um comentário