quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Educação / Saúde


Novamente o vereador Robson Leite encaminha projetos de grande importância para o desenvolvimento do município de Jaboatão dos Guararapes.
Considerando a importância para a saúde e o aprendizado dos alunos da rede pública de ensino o vereador Robson Leite encaminhou o requerimento n.º 1119/2010 solicitando a implantação do Projeto Olhar Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Fundação Altino Ventura - FAV, a ação visa identificar os estudantes da rede municipal, com problemas de visão através de realização de exames de miopia, astigmatismo, hipermetropia e a distribuição de óculos aos alunos em quem for diagnosticado a necessidade de uso de lentes corretivas.

Leia o requerimento do Vereador Robson Leite

Requerimento N.º 1119 / 2010

Senhor Presidente
Senhores Vereadores:

Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário na forma regimental, para que seja feito veemente apelo, ao Exmo. Sr. Elias Gomes da Silva, no sentido de determinar a Secretária de Educação e a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, a implantação do Projeto Olhar Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Fundação Altino Ventura - FAV, a ação visa identificar os estudantes da rede municipal, com problemas de visão através de realização de exames de miopia, astigmatismo, hipermetropia e a distribuição de óculos aos alunos em que for diagnosticado a necessidade de uso de lentes corretivas.


JUSTIFICATIVA:

O Projeto Olhar Jaboatão dos Guararapes visa promover a saúde visual dos alunos por meio da identificação, prevenção e correção de problemas, e pela distribuição de óculos gratuitos. Ao proporcionar assistência à saúde visual da criança, o projeto contribui para o sucesso escolar, na medida em que reduz ou elimina elementos que dificultam o processo ensino-aprendizagem.

O trabalho passa pela conscientização de pais e profissionais da educação sobre a necessidade de prevenir e reconhecer sinais e sintomas de alterações visuais, bem como a importância do tratamento precoce. Após ser realizado do exame e diagnosticado a necessidade de uso de óculos o mesmo é fornecido pela Secretaria de Saúde.

Em outras cidades onde o projeto foi implantado, foi realizada pesquisas com professores, demonstrou-se que houve melhora no desempenho escolar para significativo número de alunos que receberam óculos pelo programa.

Sendo mais do que justo necessário o atendimento, ora pleiteado.

Sala das Sessões da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, em 10 de Agosto de 2010.

Robson Leite de Melo
2º Vice - Presidente
Vereador – PT


Histórico

Foi publicado no Diário Oficial de Jaboatão dos Guararapes em 04.02.2011, portaria conjunta da SMS/SEDUC (Secretaria Municipal de Saúde / Secretaria de Educação) n.º 06 de 27 de Janeiro de 2011, que constitui a câmara técnica para otimização e viabilização do “Projeto Olhar Brasil” no município de Jaboatão dos Guararapes e da outras providências.

A Secretaria Municipal de Saúde no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas e, considerando a Portaria Interministerial MS/MEC n.º 15 de 24 de Abril de 2007 da lavra do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, que institui o “Projeto Olhar Brasil”, considerando a importância de viabilizar no âmbito do município de Jaboatão dos Guararapes o “Projeto Olhar Brasil para oferecer aos alunos da rede pública do ensino fundamental da 1ª a 8 ª série consultas, exames oftalmológicos e óculos.

O prazo para elaboração do projeto com a versão final aprovada será de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação desta portaria.




Veja a matéria:

Projeto Olhar Jaboatão inicia atividades com professores

A evasão escolar é um dos grandes problemas enfrentados nas escolas públicas. Em Jaboatão, professores e gestores da educação ganharam um grande incentivo para reduzir as taxas no município. É que a Secretaria Executiva de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, está executando o Projeto Olhar Jaboatão.

O projeto, que iniciará o atendimento aos alunos das 104 escolas do município, em setembro, está na fase de capacitações dos professores e gestores das unidades escolares. “Nesta segunda e terça-feira (22 e 23/08), estamos com os educadores das Regionais I, III, IV e VI. Nos dias 29 e 30/08 estaremos com os professores das Regionais II, V e VII”, explicou Bruno Hermes, chefe de Núcleo da Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde.

As capacitações, que estão sendo realizadas com a oftalmo-pediatra, Katherine Sales, trazem orientações aos profissionais da educação sobre os sinais e sintomas que indicam possíveis problemas de saúde visual. No primeiro dia, são orientações teóricas e, no segundo dia, os educadores são expostos a situações parecidas com a realidade.

De acordo com a auxiliar de administrativo, Ana Cláudia Gomes Mareiro Lustosa, da Escola Professor Edvardo Bernardino, de Engenho Velho, o projeto deverá contribuir, significativamente, com a redução da evasão escolar. “Trabalhamos com crianças carentes e muitos abandonam a escola por terem problemas de visão”, explicou a auxiliar. “Agora espero que a família também se envolva com o projeto, porque é comum lidarmos com casos em que os próprios pais desconheciam”, lembrou.

O projeto é de âmbito nacional e se chama Olhar Brasil. No entanto, para dar uma cara local, aqui ele está sendo chamado Olhar Jaboatão. “O projeto tem como principal objetivo identificar e corrigir problemas visuais. E para isso, contamos com os professores, que estão diariamente com os alunos e podem fazer a triagem necessária para o atendimento clínico”, afirmou Bruno. “Após os exames, se necessário, serão entregues óculos aos jovens”, completou.

A princípio, serão mais de 40 mil alunos do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano). Depois o projeto atenderá às modalidades Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a realização das consultas e entrega de óculos aos alunos, a Secretaria de Saúde de Jaboatão firmou parceria com o Serviço de Oftalmologia da Fundação Altino Ventura (FAV) e com o Serviço de Olhos de Pernambuco (SEOPE).

O investimento total do projeto está estima do em, cerca de, R$ 500. Como o projeto Olhar Brasil é um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes e o Ministério da Saúde, ambos financiarão os recursos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2011/08/22/NWS,413528,52,556,JABOATAO,2132-PROJETO-OLHAR-JABOATAO-INICIA-ATIVIDADES-PROFESSORES.aspx

Nenhum comentário :

Postar um comentário