quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fogo Cruzado


Indefinição de João Paulo imobiliza a Oposição


Coluna da Folha de Pernambuco da quinta-feira, 04/08/11


A peça mais importante hoje em Pernambuco no jogo de xadrez em que se transformou a sucessão do prefeito João da Costa é o deputado João Paulo. Enquanto ele não anunciar o que irá fazer no próximo ano, ninguém moverá uma palha - nem no governo nem nas oposições. Está todo mundo na expectativa de uma tomada de posição do ex-prefeito do Recife, que não deseja apoiar João da Costa mas ainda não sabe se fica no PT ou se deve ir para outro partido para disputar a prefeitura.

Essa indefinição estará resolvida até o dia 6 de outubro próximo quando se encerrará o prazo para troca de partido para quem quer disputar mandato nas eleições de 2012. Até lá, João da Costa não porá o seu bloco na rua e muito menos os partidos de oposição. O prefeito está seguindo a orientação do governador Eduardo Campos no sentido de adiar para março do próximo ano o inicio das discussões sobre o processo eleitoral e as oposições estão no aguardo da posição de João Paulo.


Como segundo maior eleitor do Recife, João Paulo é quem pauta os passos dos pré-candidatos da oposição. Semana passada eles criaram uma “mesa de unidade”, mas muito mais como jogada de marketing para se manterem na mídia do que propriamente para acelerar a definição do opositor de João da Costa. Esta definição não se dará antes de eles conhecerem o posicionamento do ex-prefeito, que por sua vez está no aguardo da reunião do diretório do PT, no RJ, neste final de semana.


Vai, Bruno – Os torcedores da candidatura de Bruno Araújo (PSDB) à prefeitura do Recife o incentivam a entrar no páreo com este argumento: ele tem só 39 anos de idade e teria 45 dias de guia eleitoral para mostrar a cara aos recifenses. Se perder, se reelegeria mais fácil em 2014.


A cabeça – Mendonça Filho tem dedicado a maior parte do seu tempo à eleição de Belo Jardim, que é seu principal reduto depois do Recife. Ele vai ao município todas as semanas e irá fazer o possível e o impossível para reeleger o prefeito Marcos Coca Cola, que era amigo do seu pai.


Aliado fiel – O vereador Ubirajara Paz, pré-candidato do PT a prefeito de Moreno, nega estar fazendo oposição ao governo estadual como se disse nesta coluna. Como arquiteto e urbanista, diz ele, trabalhou com Humberto Costa na Secretaria das Cidades, tendo sido eleito em 2008 numa grande aliança com o PT e o PSB, a mesma que deseja ver unida em 2012 para apoiá-lo.


O timaço – André de Paula testemunhou a última conversa de Kassab com Eduardo Campos, no Recife, durante a qual o prefeito de SP disse ao governador ser ele a “bola da vez” na aliança PSB-PSD visando à eleição presidencial de 2018. A aliança tem, hoje, segundo André, 8 governadores, 6 vices, 3 senadores e 44 deputados federais, afora outros 15 que deverão chegar.


A cachaça – O ex-deputado Hélio Urquiza (PMDB) não será candidato a nada em 2012. Mas isso não o impede de dar opiniões sobre a sucessão em Olinda e em Bom Conselho, sua terra, onde é proprietário de uma emissora da Rádio, a “Papacaça”, que é, garante, a sua “cachaça”.


O check-up – O prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca (PSB), teve um princípio de paralisia facial no final de semana e foi aconselhado por amigos a tratar-se em SP. Ele foi submetido a um “check-up” geral e, segundo o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, “está ótimo”.


O elevado – Cláudio Ferreira, secretário de Assuntos Jurídicos da PCR e maior propagandista no PT da gestão do prefeito João da Costa, não aceita a tese segundo a qual os governos do PT, nos últimos 10 anos, não construíram um único viaduto na capital. Ele alega que a duplicação do Capitão Temudo representa na verdade um novo viaduto porque é maior do que o original.


É a vida! – Os “Lapas” de Carpina acabam de celebrar uma aliança que não estava nas previsões do ex-deputado Carlos Lapa. O clã vai apoiar para prefeito em 2012 o ex-prefeito da vizinha cidade de Lagoa de Itaenga, Carlinhos do Moinho (ex-PHS), que se filiou ao PSB e terá o apoio de Antonio Moraes (PSDB).


A ameaça – O prefeito de Condado, Edberto Quental (DEM), sofre ameaça de morte há vários meses por meio de telefonemas, cartas e e-mails, mas não dava importância a este fato, atribuído por ele a adversários ressentidos. Mas depois da morte do vereador de Itacuruba, Gilmar Silva, pediu proteção de vida à SDS.


Fonte:http://maisab.globo.com/inaldosampaio/

Nenhum comentário :

Postar um comentário