Tecnologia utiliza caminhões com braço mecânico
A comitiva de secretários e diretores verificaram de perto como funciona o novo método de tapa-buracos adotado desde maio no Recife
Representantes de seis cidades do Brasil, entre secretários e diretores de órgãos públicos, como o Departamento de Estradas e Rodagens-DER, vieram ao Recife com o objetivo de conhecer como funciona a tecnologia adotada pela Prefeitura do Recife para conservação das vias. O método, de utilização pioneira no Brasil, tem como características principais a rapidez e a sustentabilidade na realização do conserto das ruas.
“Percebemos que é uma técnica muito boa e que funciona. Será de grande importância neste momento, pois estamos em condições difíceis com o grande volume de chuvas”, destacou o diretor de Planejamento e Projetos, William Ernst, do Departamento Estadual de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina.
Estiveram presentes, também, representantes do Espírito Santo, Vitória (ES), Cariacica (ES), Porto Velho (Rondônia) e Vila Velha (RO). Durante a manhã foi apresentado à comitiva detalhes e vantagens do serviço de tapa-buracos com o caminhão. À tarde, o grupo se deslocou para o Cais José Estelita para acompanhar uma demonstração da técnica. Por fim, os presentes foram verificar a permanência e durabilidade do material, observando o pavimento da Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, que havia passado por uma Operação Tapa-buracos meses atrás.
Para o diretor de Manutenção Urbana, Fernando Melo, a visita de autoridades de outros Estados só demonstra que a tecnologia usada traz efeitos positivos. “A PCR estudou e apostou nesta nova técnica e hoje está confirmando os bons resultados”, pontuou.
A tecnologia adotada no Recife utiliza três caminhões equipados com um braço mecânico, que preenche o buraco com um spray composto por borracha reciclada e outros componentes. O material adere facilmente ao asfalto, proporcionando maior agilidade e produtividade. Com isso, cada equipamento chega a tapar até 150 buracos/dia em condições de tempo ideais. Outra vantagem do trabalho é a possibilidade de realizar consertos com o piso molhado e até sob chuvas leves
O Recife foi a primeira cidade do Brasil a adotar o método em larga escala. A tecnologia é de origem americana e já foi testada em cidades como Nova Iorque, Nova Orleans e Washington. Para aplicar a metodologia, a Prefeitura do Recife investe cerca de R$ 1,1 milhão por mês.
Representantes de seis cidades do Brasil, entre secretários e diretores de órgãos públicos, como o Departamento de Estradas e Rodagens-DER, vieram ao Recife com o objetivo de conhecer como funciona a tecnologia adotada pela Prefeitura do Recife para conservação das vias. O método, de utilização pioneira no Brasil, tem como características principais a rapidez e a sustentabilidade na realização do conserto das ruas.
“Percebemos que é uma técnica muito boa e que funciona. Será de grande importância neste momento, pois estamos em condições difíceis com o grande volume de chuvas”, destacou o diretor de Planejamento e Projetos, William Ernst, do Departamento Estadual de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina.
Estiveram presentes, também, representantes do Espírito Santo, Vitória (ES), Cariacica (ES), Porto Velho (Rondônia) e Vila Velha (RO). Durante a manhã foi apresentado à comitiva detalhes e vantagens do serviço de tapa-buracos com o caminhão. À tarde, o grupo se deslocou para o Cais José Estelita para acompanhar uma demonstração da técnica. Por fim, os presentes foram verificar a permanência e durabilidade do material, observando o pavimento da Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, que havia passado por uma Operação Tapa-buracos meses atrás.
Para o diretor de Manutenção Urbana, Fernando Melo, a visita de autoridades de outros Estados só demonstra que a tecnologia usada traz efeitos positivos. “A PCR estudou e apostou nesta nova técnica e hoje está confirmando os bons resultados”, pontuou.
A tecnologia adotada no Recife utiliza três caminhões equipados com um braço mecânico, que preenche o buraco com um spray composto por borracha reciclada e outros componentes. O material adere facilmente ao asfalto, proporcionando maior agilidade e produtividade. Com isso, cada equipamento chega a tapar até 150 buracos/dia em condições de tempo ideais. Outra vantagem do trabalho é a possibilidade de realizar consertos com o piso molhado e até sob chuvas leves
O Recife foi a primeira cidade do Brasil a adotar o método em larga escala. A tecnologia é de origem americana e já foi testada em cidades como Nova Iorque, Nova Orleans e Washington. Para aplicar a metodologia, a Prefeitura do Recife investe cerca de R$ 1,1 milhão por mês.
Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2011/09/15/autoridades_politicas_acompanham_servico_pioneiro_de_manutencao_de_ruas_do_recife_178768.php
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