Análise do candidato começa desde a apresentação do currículo
Por:PRISCILA DOS SANTO
Não é fácil participar de um processo seletivo na busca por um emprego. A sensação de estar sendo observado, analisado, pode deixar muitas pessoas desconfortáveis. E isso realmente ocorre. Da hora em que os candidatos entram para a seleção até o momento da saída, eles estão sendo avaliados. Mas a análise do candidato começa antes mesmo de ele pisar na empresa: inicia-se na apresentação do currículo.
“É preciso ter cuidado com a redação do documento para ele não apresentar erros de digitação ou de português. Isso é muito comum”, alerta a diretora da Dimensão Consultoria Organizacional, Edilza Guimarães. Segundo a consultora, o candidato também precisa selecionar a empresa na qual irá trabalhar. “Saber em qual área o seu perfil se encaixa e entregar o currículo com este foco aumenta muito as chances de ser chamado para uma seleção”, continua.
Quando vem o convite para fazer parte do processo seletivo é que o profissional precisa se adequar ao encontro, geralmente realizado na própria empresa ou em uma consultoria de recursos humanos. Mas não é preciso ensaiar uma postura ou uma fala. É só ser quem você é e seguir regras normais de etiqueta. Afinal, em todos os lugares é preciso saber se comportar. E, por mais que certos pontos sejam amplamente discutidos, há muitos candidatos que caem em erros básicos.
“O saber se vestir e se comportar é mais do que um cartão de visita. Faz parte do princípio de autoestima, de marketing pessoal. Revela como o candidato se cuidou para vir à seleção, o que dá sinais de que a pessoa realmente deseja a vaga”, declara a consultora da Dimensão Edilza Guimarães.
A dica é usar roupas sóbrias, com cores neutras e poucos acessórios. “Afinal, a roupa não pode chamar a atenção. É preciso ter cuidados com a maquiagem, que deve ser leve. Nem pouco nem demais, usar o bom senso não dá erro”, diz a consultora. E o mais importante, segundo Edilza Guimarães, é dar um retorno à empresa. “Muitos candidatos são admitidos em outras empresas e não retornam o contato. Mesmo que não fique, dê satisfações, agradeça a oportunidade. Para, assim, manter sempre a porta aberta”.
PARA SABER MAIS
Livros
- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey
- Vivendo os 7 hábitos, de Stephen Covey
- A quinta disciplina, de Peter Senge
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/folha-dos-empregos/659425-processo-seletivo-requer-atencao
Nenhum comentário :
Postar um comentário