Anton Gerashchenko, assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, disse que o avião da Malaysia Airlines que fazia o voo MH17 de Amsterdã para Kuala Lumpur caiu perto da cidade de Torez na região de Donetsk (leste do país). Segundo ele, o jato foi derrubado por um míssil terra-ar disparado por rebeldes separatistas pró-Rússia.
“Eles evidentemente pensavam que estavam disparando contra um avião de transporte militar. Foram eles que fizeram isso”, afirmou Gerashchenko em entrevista pelo telefone. Não foi possível confirmar essas acusações. Klavdia Kulbatskaya porta-voz da autoproclamada República Popular de Donetsk, disse não ter nenhuma informação sobre o incidente.
Em 4 de outubro de 2001, um avião Tupolev TU-154 da Siberia Airlines que fazia a rota entre Tel-Aviv (Israel) e Novosibirsk (Rússia), com 66 passageiros e 12 tripulantes a bordo, foi derrubado no Mar Negro por um míssil terra-ar disparado pelos militares da Ucrânia durante um exercício militar.
Com informações da agência Estado
Na agência AFP, a queda do avião comercial malaio na zona controlada pelos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia foi classificado como um ato de terrorismo, pelo presidente ucraniano Petro Poroshenko.
“Poroshenko a respeito do avião abatido: isso não é nem um acidente, nem uma catástrofe, é um ato terrorista”, afirmou seu porta-voz, Sviatoslav Tsegolko, no Twitter.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/07/17/na-ucrania-assessor-diz-que-aviao-foi-derrubado-por-rebeldes/
Nenhum comentário :
Postar um comentário