terça-feira, 8 de março de 2016

Criança é foco de ação no Dia Mundial do Rim

Evento, neste sábado (12), contará com exames e orientações aos pequenos sobre doenças renais


Divulgação
Beber água ajuda a evitar doenças renais
Para cada dez brasileiros adultos, um tem algum grau de doença renal e muitas dessas doenças podem ter tido início na infância. Partindo deste cenário, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) - Regional Pernambuco promove uma ação comemorativa ao Dia Mundial do Rim. O evento acontece neste sábado (12), das 9h às 13h, no Parque Treze de Maio, na Boa Vista.

Com o tema “A Prevenção da Doença Renal Começa na Infância”, a ação reunirá cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, que oferecerão gratuitamente testes de urina, aferição de pressão e orientação nutricional, com foco nas crianças. Além disso, serão distribuídos panfletos com orientações sobre diagnósticos e tratamentos das doenças renais.

Debate
Neste ano, a SBN Pernambuco realiza também um fórum direcionado aos profissionais de saúde em atenção básica do Recife. O encontro está marcado para esta quinta-feira (10), das 14h às 17h, no auditório do Banco Central. O evento é fechado para profissionais da Prefeitura do Recife.

“A ideia é orientar os profissionais para que identifiquem entre as crianças possíveis portadores de doença renal e, posteriormente, encaminhem aos especialistas”, afirma a presidente da Regional Pernambuco, Dra. Maria de Fátima Carvalho.
Saúde renal
Manter a saúde dos rins é fundamental para o bom funcionamento do corpo. E isto se consegue com cuidados simples, como a boa alimentação e a ingestão de água regularmente.

No entanto, estima-se que há cerca de 1,2 milhão a 1,5 milhão de brasileiros com doença renal crônica. "A maioria das pessoas quando procuram um nefrologista já estão em quadro crítico, pois os sintomas são silenciosos", explica a Maria de Fátima Carvalho.

De acordo com a médica, a diabetes e a hipertensão estão entre os maiores causadores de doenças renais, sendo que 1 em cada 6 hipertensos deverão desenvolver alguma doença renal crônica caso não tome cuidados específicos.

"Por isso o diagnóstico prévio é muito importante, mas ele dificilmente acontece, pois temos uma precária atenção de saúde pública para o diagnóstico de doenças em estágio inicial", completa a médica.
Dicas para prevenir doenças 

- Diagnosticar e controlar a diabetes e hipertensão; 
- Fazer check-up anual; 
- Ingerir bastante líquido e diminuir a ingestão de sódio; 
- Controlar peso e taxas de colesterol, triglicerídeos, entre outras.

Principais sintomas 

- Inchaço; 
- Anemia; 
- Sangramento; 
- Pedra nos rins.

Serviço
Dia Mundial do Rim
Quando: sábado (12), das 9h às 13h, na Praça do Derby. 

Fórum direcionado aos profissionais de saúde em atenção básica do Recife
Quando: quinta-feira (10), das 14h às 17h, no auditório do Banco Central.

Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/3/crianca-e-foco-de-acao-no-dia-mundial-do-rim-0145.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário