Cem sensores serão instalados na Cidade pelo Cemaden
Leo Motta/Folha de Pernambuco
O Recife deve passar a contar com um sistema de controle para deslizamentos de terra. Com a ferramenta, será possível identificar alterações em barreiras e áreas de risco.
A comunidade da Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, será a primeira a receber iniciativa, já no próximo mês.
O projeto é realizado por técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Ambientais (Cemaden), que instalarão cerca de 100 sensores, se comunicando por tecnologia de infravermelho.
A promessa é de prever possíveis acidentes em decorrência da chuva, com tempo hábil para avisar e remover os moradores.
A chegada da Estação Total Robotizada (ETR), nome dado à espécie de central de alerta, deve contar com investimentos do Governo Federal, ainda não havendo planos de expansão em Pernambuco.
“Os equipamentos são bastante sensíveis, podendo identificar o mínimo movimento das encostas. Eles ficarão acomodados acima de uma coluna de concreto, com cerca de dois metros de altura.
Com a técnica de geolocalização será possível apontar exatamente o local da ocorrência” explicou o secretário-executivo da Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.
A torre principal será montada na Escola Estadual Lagoa Encantada, na rua Moacir Sales. De lá, os dados serão transmitidos através da internet para a o Cemaden, que repassará o apanhado para a autoridade local.
Fonte: http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/3/deslizamento-de-terra-monitorado-no-recife-0285.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário