Prefeitura da cidade assina nesta sexta-feira a ordem de serviço para dar início aos trabalhos
Flávio Japa/Folha de Pernambuco
Olinda começa a ganhar um plano de mobilidade nesta sexta-feira (18), com a assinatura da ordem de serviço de sua elaboração. O trabalho será desenvolvido pela empresa Tectran Systra Group nos próximos sete meses. O instrumento é previsto na Lei 12.587/2012 para cidades com mais de 20 mil habitantes, que podem ficar sem recursos do Governo Federal para obras nessa área se não atenderem o requisito. O prazo era abril do ano passado, o que não foi cumprido, inclusive, por capitais, como o Recife.
O documento conterá diretrizes para ações imediatas e a médio e longo prazo, considerando um período de dez anos. Conforme a prefeitura, a ideia é trazer propostas como a ampliação de espaços para outros modais de transporte além do motorizado e até o conceito de uso misto de edificações, ou seja, moradia e serviços no mesmo lugar para reduzir a necessidade de longos trajetos.
De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Oswaldo Lima Neto, essas discussões serão oportunas na seara da revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Vão contemplar também um diagnóstico de linhas municipais de ônibus, que têm deficiências, sobretudo, nas regiões de morro, mas também ações mais simples, como a melhoria da sinalização para travessia no entorno de escolas.
“Com esse instrumento, vamos contar com constatações técnicas e também com um grupo consultivo, por meio do qual a população poderá contribuir, de modo que possamos ver as medidas para agir contra os problemas de mobilidade. Há ações que poderão ser mais imediatas, e outras não”, explica.
O Sítio Histórico é uma das áreas da cidade onde não é difícil encontrar empecilhos à locomoção e à acessibilidade. Segundo a gestão municipal, pequenas alterações em sentidos de ruas já foram feitas e outras chegaram a ser estudadas, como na Ladeira da Misericórdia, o que, de acordo com moradores, amenizou os congestionamentos provocados por quem busca a localidade para fugir das grandes avenidas. Falta regulamentar a presença dos carros. “Noto que há uma reclamação quanto à presença desses veículos de fora.
Alguns passam até em alta velocidade, e aqui é um local em que as pessoas caminham muito. Seria ótimo se algo nesse sentido fosse repensado”, aponta o cineasta Tiago Campos, de 34 anos.
O toldeiro Leandro Lopes, de 33 anos, está acostumado a ir e voltar, todos os dias, do trabalho. De bicicleta, segue do Bonsucesso, onde vive, até o bairro de Salgadinho. “Daqui até lá é só aperto. Parece que a cidade não foi feita para quem não está de carro”, queixa-se, antes de se imprensar numa via de mão-dupla onde quase não cabem um ônibus e um carro lado a lado.
A oferta de ciclovias e ciclofaixas no município é pequena. A da PE-15, por exemplo, carece de requalificação. “Queremos mais espaço para outras formas de deslocamento e isso é um dos pontos levados em conta no plano que será elaborado. Vale dizer que os envolvidos têm experiência, inclusive, na formulação de outros planos”, completa Lima Neto.
Lançamento
No lançamento do plano de mobilidade, que ocorrerá às 9h, na sede da prefeitura, também será celebrado um termo de cooperação técnica com a WRI Brasil e o Centro de Transporte Sustentável do Brasil (Embarq Brasil). Em seguida, haverá um seminário.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/3/olinda-vai-elaborar-plano-de-mobilidade-0344.html
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