segunda-feira, 21 de março de 2016

Seres vai abrir conselho para apurar tentativa de fuga em Igarassu

A semana tem início com mais um histórico de problemas no sistema prisional do Estado. A partir desta segunda-feira (21), a Secretaria-executiva de Ressocialização (Seres) promete a abertura de um conselho disciplinar interno para apurar as responsabilidades sobre a tentativa de fuga registrada no Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. O novo episódio, sendo o terceiro na rede apenas este ano, deixou como saldo um morto e mais seis internos feridos.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ainda investiga as circunstância do tumulto, que teria como proposta a derrubada de muros para resgate de um dos detentos. A Folha acompanhou o dia de visitas, ontem, que seguiu em aparente normalidade. Para as famílias, no entanto, o clima foi de apreensão e muitas queixas. “Enquanto a condição física não tiver avanço, não há nada que possamos fazer naquela unidade”, disparou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
O gestor se refere ao projeto de duplicação do presídio, avaliado em R$ 16 milhões, que ainda não tem cronograma estabelecido. O espaço tem capacidade para cerca de 450 detentos e atualmente abriga quase quatro mil homens.
No último mês de janeiro, uma fuga em massa foi registrada no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. Após explodirem o muro, mais de 30 homens se evadiram do local. Mais próximo ainda, na cidade vizinha de Itamaracá, a Penitenciária Barreto Campelo teve a debandada de 53 presidiários. Grande parte ainda não recapturada.
Na ação do fim de semana, a guarda externa, ocupada por policiais militares e agentes penitenciários, teria trabalhado para coibir a fuga com disparos de arma de fogo. Houve correria e pânico durante a visita íntima. “Cheguei a pensar que iria ser baleada, nos jogamos no chão e ficamos com muito medo”, disse uma esposa de preso, que preferiu não se identificar.
A vítima fatal foi Alex José Trajano Dantas, que já havia sido transferido de outra unidade. Conforme a pasta, os homens com escoriações foram encaminhados para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e seguem em quadro estável. Não foram informados quantos já teriam retornado para as celas.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/3/seres-vai-abrir-conselho-para-apurar-tentativa-de-fuga-em-igarassu-0385.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário