quinta-feira, 31 de março de 2016

Dengue, chicungunha e zika causam baixa nos bancos de sangue

Do NE10
Bancos têm sofrido, principalmente, com a falta de sangue de fator RH negativo / Foto: André Nery/JC Imagem
Bancos têm sofrido, principalmente, com a falta de sangue de fator RH negativo
Foto: André Nery/JC Imagem
Juntas, dengue (45.117 casos suspeitos), chicungunha (13.947) e zika vírus (7.166) já teriam afetado cerca de 66 mil pessoas em Pernambuco somente nestes três primeiros meses de 2016. Esse surto tem atrapalhado o fluxo de doadores nos bancos de sangue do Estado. No Hemocentro de Pernambuco (Hemope), por exemplo, foi registrada uma queda de 15% no número de doações. Já no serviço particular Banco de Sangue Hemato a redução chegou aos 20%.

A diretora de Hemoterapia do Hemope, Ana Fausta, ressaltou que o movimento de redução foi sentido nos últimos três meses. "Ou as pessoas estão doentes ou estão cuidando de algum parente doente. Por semana nós tínhamos até duas mil captações e agora quase não alcançamos 1.500", pontuou ela.

A especialista ainda explicou que, de acordo com uma determinação do Ministério da Saúde, foram acrescentadas ao processo de triagem perguntas que levam os médicos a identificarem se o doador teve alguma das três doenças nos últimos 30 dias. "Só podemos aceitar a doação de alguém que esteja há mais de um mês sem qualquer sintoma das arboviroses, seja febre, manchas no corpo ou dores musculares", explicou Ana Fausta.

Preocupado com essa redução de doadores, o Banco de Sangue Hemato, que é um serviço particular do Recife, está investindo numa campanha de convocação por SMS das pessoas que já doaram na unidade. Segundo a captadora de doação da empresa Ana Luiza Araújo, ações convocatórias estavam sendo realizadas nas redes sociais, mas agora a empresa notou a necessidade de intensificar a chamada.

Doadores de bancos de sangue têm recebido o chamado através de SMS, por exemplo

"Antes nós tínhamos um fluxo de doação de 700 pessoas por mês, agora notamos uma redução de, pelo menos, 20%. Mas é como diz o comunicado, mesmo que o número de doadores aptos tenha reduzido, ainda tem muita gente que precisa dessa doação para passar por cirurgias importantes", ressaltou Ana Luiza Araújo.

No caso do Hemope, as reservas de sangue estão em nível crítico para os tipos O+ e O-, além de A- e B-, mas todas as doações são bem vindas. Já no Hemato, há necessidade de doação para quase todos os tipos sanguíneos. Apenas A+, B+, O+ e AB + estão com os estoques acima de 60%, mesmo assim precisando de reforço.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, ter mais 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, gozar de boa saúde e apresentar um documento oficial com foto. Para os jovens menores de idade, é necessário estar acompanhado de um responsável. Já aqueles com 69 anos precisam já ter feito alguma doação antes de ter completado 60 anos.

Fonte: http://noticias.ne10.uol.com.br/grande-recife/noticia/2016/03/30/dengue-chicungunha-e-zika-causam-baixa-nos-bancos-de-sangue-606104.php

Nenhum comentário :

Postar um comentário