quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Na base aérea, Lula autoriza primeira ZPE



Na base aérea, Lula autoriza primeira ZPE

Publicado em 28.01.2010


Logo após desembarcar no Recife, ainda na base aérea, aconteceu a primeira atividade da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acompanhado do governador Eduardo Campos, do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, e do secretário (Desenvolvimento Econômico) Fernando Bezerra Coelho, Lula assinou o decreto presidencial que autoriza a instalação da primeira Zona de Processamento de Exportações. Mais lembrada por sua abreviatura, ZPE, o nome ainda é desconhecido de diversas pessoas. No entanto, a partir de 2011, passará a fazer parte da dinâmica econômica pernambucana.

Em um terreno de 230 mil metros quadrados nas margens da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, empresas com vocação exportadora poderão se instalar e vender no mercado fora do País os produtos produzidos no Estado, utilizando a mão de obra local, sem ter que arcar com uma série de impostos federais.

Atualmente, existem 17 projetos de ZPEs aprovados no País, mas apenas quatro avançaram para o estágio de edificação das estruturas físicas. Só não começaram a funcionar porque precisam ser alfandegadas, ou seja, precisam instalar um prédio da Receita Federal do Brasil (RFB) que comandará os desembaraços aduaneiros dentro do território da ZPE. As empresas que vão se instalar no espaço terão suspensas, por 20 anos, a cobrança do Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), entre outros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário