A época das festas se aproxima e as pessoas estão otimistas para as comemorações. No Nordeste, 33% dos entrevistados pretendem gastar mais nas compras de Natal deste ano, diante 28%, de intenção de gastos apontados na média nacional. Além disso, 21% dos brasileiros pretendem realizar suas compras pela internet e, ainda, utilizá-la como ferramenta de busca de opiniões e preços. Esses são alguns dos principais resultados apontados na “Pesquisa de Natal 2011- Intenções e expectativas do consumidor brasileiro”, realizada pela Deloitte com 1068 consumidores durante o mês de outubro.
Situação financeira
Durante a pesquisa, os brasileiros também avaliaram a situação financeira das famílias. 56% deles acreditam que estão melhor financeiramente do que um ano atrás. Os nordestinos que ascenderam financeiramente representam 57%, indicando uma posição acima da média nacional. No entanto, 30% dos brasileiros disseram estar na mesma situação.
“O País vem atravessando um ótimo momento econômico desde o ano passado, quando os entrevistados também disseram estar melhor financeiramente. Considerando que o brasileiro é essencialmente otimista e gosta de comemorar o Natal, teremos uma maior intenção de compras neste final de ano”, declarou Reynaldo Saad, sócio-líder para o atendimento às empresas do setor varejista da Deloitte.
A melhora na condição financeira das famílias é a principal motivação para se gastar mais nas compras (37%), já que, dos respondentes que exercem atividade remunerada (68%), quando questionados sobre o quão seguro eles se sentem em relação à estabilidade em seu emprego para 2012, 56% afirmaram estar extremamente seguros.
13º salário
Sobre o décimo terceiro salário, 44% disseram que o dinheiro será utilizado para quitar dívidas, enquanto 29% disseram que irão economizar esses recursos. Estas situações ficam mais evidenciadas nas classes sociais D e E e A e B, respectivamente.
Os entrevistados foram questionados sobre as possíveis mudanças no comportamento de compra. Cerca de 43% disseram pesquisar mais antes de comprar, enquanto 34% fazem mais compras online.
“Isso mostra que o Brasil está passando por uma mudança importante em termos de consumo. As pessoas estão preocupadas em utilizar conscientemente os seus recursos, aproveitando-se das oportunidades para atingirem a melhor relação entre custo e benefício no momento das compras”, declara Saad.
Como serão as compras de Natal
Presentes
Na região Nordeste, compras visando melhorias da casa e de vestuários aparecem como as prioridades de aquisição para o Natal. No âmbito nacional, 30% dos entrevistados afirmaram que suas prioridades residem nos presentes, especialmente para os filhos. Os cinco grupos de presentes mais votados pelos entrevistados foram os seguintes:
• Roupas (74%);
• Sapatos (38%);
• Cosméticos, perfumes e cuidados pessoais (37%);
• Aparelhos eletrônicos, celulares, computadores, tablets, players (37%);
• Jogos, brinquedos e bonecas (32%).
Momento da Compra
A maioria dos consumidores (43%) pretende fazer as compras no início de dezembro, enquanto 30% disseram que a intenção é realizar a partir de agora. A segunda metade de dezembro foi apontada por 13% dos brasileiros. Apenas 8% disseram que pretendem realizar as compras até uma semana antes do Natal.
Canais de Compra
A pesquisa avaliou o comportamento atual dos entrevistados quanto aos canais de compras que pretendem realizar a maior parte de suas compras: 25% afirmaram que as lojas de departamento serão o canal mais utilizado, enquanto 22% apontaram para as lojas de shopping. A internet aparece como o terceiro canal mais citado para a realização das compras, com 21%.
Os canais de internet mais utilizados serão: os sites de compras coletivas, com 54% das preferências, seguindo a onda de crescimento desse tipo de canal; outros 50% farão suas compras por meio dos sites de lojas de departamentos, sendo que esses consumidores estão concentrados nas classes A e B e com idade entre 45 e 54 anos.
As mídias sociais também foram destaque nos resultados da pesquisa. Quando questionados sobre como as mídias sociais fariam parte do processo de compras, 64% disseram que a finalidade é ler opiniões e recomendações de produtos ou lojas e 59% utilizará para pesquisas de preços.
No Nordeste o meio de pagamento prioritário nas compras de Natal ainda será o dinheiro, com 43%, seguido do cartão de crédito, com 35%, e do cartão de débito, com 19%. Desta forma, é possível afirmar que 97% dos entrevistados farão o pagamento à vista.
Amostra da pesquisa
A região Sudeste concentra o maior número de entrevistados (32%), seguida do Nordeste, com 27% e do Centro-Oeste, com 18%. A região Sul concentrou 16% dos entrevistados, enquanto o Norte teve 8% dos respondentes. Já sobre idade e sexo, 38% estão entre 25 e 34 anos, sendo que 61% são mulheres, e 39%, homens. Sobre a renda, 28% estão entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00, enquanto 23% estão entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 e 20%, entre R$ 5.000,00 e R$10.000,00.
Situação financeira
Durante a pesquisa, os brasileiros também avaliaram a situação financeira das famílias. 56% deles acreditam que estão melhor financeiramente do que um ano atrás. Os nordestinos que ascenderam financeiramente representam 57%, indicando uma posição acima da média nacional. No entanto, 30% dos brasileiros disseram estar na mesma situação.
“O País vem atravessando um ótimo momento econômico desde o ano passado, quando os entrevistados também disseram estar melhor financeiramente. Considerando que o brasileiro é essencialmente otimista e gosta de comemorar o Natal, teremos uma maior intenção de compras neste final de ano”, declarou Reynaldo Saad, sócio-líder para o atendimento às empresas do setor varejista da Deloitte.
A melhora na condição financeira das famílias é a principal motivação para se gastar mais nas compras (37%), já que, dos respondentes que exercem atividade remunerada (68%), quando questionados sobre o quão seguro eles se sentem em relação à estabilidade em seu emprego para 2012, 56% afirmaram estar extremamente seguros.
13º salário
Sobre o décimo terceiro salário, 44% disseram que o dinheiro será utilizado para quitar dívidas, enquanto 29% disseram que irão economizar esses recursos. Estas situações ficam mais evidenciadas nas classes sociais D e E e A e B, respectivamente.
Os entrevistados foram questionados sobre as possíveis mudanças no comportamento de compra. Cerca de 43% disseram pesquisar mais antes de comprar, enquanto 34% fazem mais compras online.
“Isso mostra que o Brasil está passando por uma mudança importante em termos de consumo. As pessoas estão preocupadas em utilizar conscientemente os seus recursos, aproveitando-se das oportunidades para atingirem a melhor relação entre custo e benefício no momento das compras”, declara Saad.
Como serão as compras de Natal
Presentes
Na região Nordeste, compras visando melhorias da casa e de vestuários aparecem como as prioridades de aquisição para o Natal. No âmbito nacional, 30% dos entrevistados afirmaram que suas prioridades residem nos presentes, especialmente para os filhos. Os cinco grupos de presentes mais votados pelos entrevistados foram os seguintes:
• Roupas (74%);
• Sapatos (38%);
• Cosméticos, perfumes e cuidados pessoais (37%);
• Aparelhos eletrônicos, celulares, computadores, tablets, players (37%);
• Jogos, brinquedos e bonecas (32%).
Momento da Compra
A maioria dos consumidores (43%) pretende fazer as compras no início de dezembro, enquanto 30% disseram que a intenção é realizar a partir de agora. A segunda metade de dezembro foi apontada por 13% dos brasileiros. Apenas 8% disseram que pretendem realizar as compras até uma semana antes do Natal.
Canais de Compra
A pesquisa avaliou o comportamento atual dos entrevistados quanto aos canais de compras que pretendem realizar a maior parte de suas compras: 25% afirmaram que as lojas de departamento serão o canal mais utilizado, enquanto 22% apontaram para as lojas de shopping. A internet aparece como o terceiro canal mais citado para a realização das compras, com 21%.
Os canais de internet mais utilizados serão: os sites de compras coletivas, com 54% das preferências, seguindo a onda de crescimento desse tipo de canal; outros 50% farão suas compras por meio dos sites de lojas de departamentos, sendo que esses consumidores estão concentrados nas classes A e B e com idade entre 45 e 54 anos.
As mídias sociais também foram destaque nos resultados da pesquisa. Quando questionados sobre como as mídias sociais fariam parte do processo de compras, 64% disseram que a finalidade é ler opiniões e recomendações de produtos ou lojas e 59% utilizará para pesquisas de preços.
No Nordeste o meio de pagamento prioritário nas compras de Natal ainda será o dinheiro, com 43%, seguido do cartão de crédito, com 35%, e do cartão de débito, com 19%. Desta forma, é possível afirmar que 97% dos entrevistados farão o pagamento à vista.
Amostra da pesquisa
A região Sudeste concentra o maior número de entrevistados (32%), seguida do Nordeste, com 27% e do Centro-Oeste, com 18%. A região Sul concentrou 16% dos entrevistados, enquanto o Norte teve 8% dos respondentes. Já sobre idade e sexo, 38% estão entre 25 e 34 anos, sendo que 61% são mulheres, e 39%, homens. Sobre a renda, 28% estão entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00, enquanto 23% estão entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 e 20%, entre R$ 5.000,00 e R$10.000,00.
Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/11/28/nordestino_esta_otimista_e_pretende_ampliar_os_gastos_para_o_natal_119965.php
Nenhum comentário :
Postar um comentário