Mais um conjunto de intervenções que preparam a Região Metropolitana do Recife (RMR) para além da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (17), o governador Eduardo Campos assinou a ordem de serviço para início das obras de dois corredores exclusivos de ônibus. O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito nos sentidos Norte-Sul e Leste-Oeste. O investimento gira em torno de R$ 296 milhões, com recursos do Tesouro Estadual e do PAC Copa.
O projeto prevê a construção de 45,5 km de corredores exclusivos de ônibus, que atenderão cerca de 300 mil passageiros/dia. Maio de 2013 é o prazo de entrega, um ano antes do estipulado pelo calendário da Copa e no mesmo período em que o estado receberá a Copa das Confederações. “A Copa tem data e o Recife e Região Metropolitana tem pressa. Se for preciso vamos trabalhar até a noite”, disse Eduardo, assegurando que as obras serão concluídas dentro do cronograma.
Com a melhoria na mobilidade urbana, será possível reduzir o tempo de viagem. Segundo estudo técnico, os usuários vão ganhar 30 minutos ao percorrer os 12,3 km do corredor Leste-Oeste. Somado esse tempo, o trabalhador terá economizado algo em torno de 24h no fim do mês. “É mais um dia de uma mãe próxima de seu filho, de um pai também poder chegar em casa depois de um dia de trabalho e encontrar a criança acordada, significa mais convivência com os amigos e vizinhos, de poder descansar”, disse Eduardo.
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, ressaltou que os corredores também vão oferecer mais qualidade ao transporte público de passageiros. “Os tradicionais ônibus transportam apenas 60 pessoas sentadas. Já o modal TRO transporta cerca de 160 passageiros sentados. Além disso, são ônibus com ar-condicionado e GPS, tecnologia que funcionará integrada a um sistema de monitoramento de frota que vai informar ao usuário quanto tempo falta para seu ônibus chegar”, explicou.
Corredores
Serão investidos R$ 151 milhões na implantação do corredor Norte-Sul, que terá 33,2 km de extensão: do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô no Recife, passando pela PE-15, Complexo de Salgadinho e Avenida Cruz Cabugá. As paradas de ônibus serão substituídas por 33 estações interligadas aos terminais integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. A expectativa é de atender 146 mil usuários/dia.
A obra prevê a construção de um viaduto e um elevado que serão erguidos, respectivamente, nos bairros dos Bultrins e Ouro Preto. Os usuários de transporte individual que seguem no sentido cidade-subúrbio também serão contemplados com uma via exclusiva que será construída na Vila Naval, às margens do rio Beberibe.
Já o Leste-Oeste totaliza R$ 145 milhões: serão 12,5 km de extensão - da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe - e 22 estações. Estima-se que 155 mil pessoas/dia sejam atendidas. Serão erguidos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. A obra prevê ainda a construção de um túnel na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição e um viaduto na segunda na Segunda Perimetral.
O projeto prevê a construção de 45,5 km de corredores exclusivos de ônibus, que atenderão cerca de 300 mil passageiros/dia. Maio de 2013 é o prazo de entrega, um ano antes do estipulado pelo calendário da Copa e no mesmo período em que o estado receberá a Copa das Confederações. “A Copa tem data e o Recife e Região Metropolitana tem pressa. Se for preciso vamos trabalhar até a noite”, disse Eduardo, assegurando que as obras serão concluídas dentro do cronograma.
Com a melhoria na mobilidade urbana, será possível reduzir o tempo de viagem. Segundo estudo técnico, os usuários vão ganhar 30 minutos ao percorrer os 12,3 km do corredor Leste-Oeste. Somado esse tempo, o trabalhador terá economizado algo em torno de 24h no fim do mês. “É mais um dia de uma mãe próxima de seu filho, de um pai também poder chegar em casa depois de um dia de trabalho e encontrar a criança acordada, significa mais convivência com os amigos e vizinhos, de poder descansar”, disse Eduardo.
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, ressaltou que os corredores também vão oferecer mais qualidade ao transporte público de passageiros. “Os tradicionais ônibus transportam apenas 60 pessoas sentadas. Já o modal TRO transporta cerca de 160 passageiros sentados. Além disso, são ônibus com ar-condicionado e GPS, tecnologia que funcionará integrada a um sistema de monitoramento de frota que vai informar ao usuário quanto tempo falta para seu ônibus chegar”, explicou.
Corredores
Serão investidos R$ 151 milhões na implantação do corredor Norte-Sul, que terá 33,2 km de extensão: do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô no Recife, passando pela PE-15, Complexo de Salgadinho e Avenida Cruz Cabugá. As paradas de ônibus serão substituídas por 33 estações interligadas aos terminais integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. A expectativa é de atender 146 mil usuários/dia.
A obra prevê a construção de um viaduto e um elevado que serão erguidos, respectivamente, nos bairros dos Bultrins e Ouro Preto. Os usuários de transporte individual que seguem no sentido cidade-subúrbio também serão contemplados com uma via exclusiva que será construída na Vila Naval, às margens do rio Beberibe.
Já o Leste-Oeste totaliza R$ 145 milhões: serão 12,5 km de extensão - da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe - e 22 estações. Estima-se que 155 mil pessoas/dia sejam atendidas. Serão erguidos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. A obra prevê ainda a construção de um túnel na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição e um viaduto na segunda na Segunda Perimetral.
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/27015-pernambuco-investe-mais-r-296-milhoes-em-obras-de-mobilidade-urbana
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