Para potencializar a eficiência dos corredores, pesquisas foram feitas até que fosse definido o sistema de ônibus que irá operar nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o modelo escolhido foi o Transporte Rápido de Ônibus (TRO). Nesse esquema, os veículos trafegam em faixas exclusivas, possuem ar-condicionado, GPS, sistema de segurança através de registro de imagens e contagem eletrônica de passageiros. Esse tipo de TRO já é utilizado com sucesso em Bogotá, na Colômbia; Johanesburgo, na África do Sul; e em Curitiba, no Brasil.
A agilidade das viagens será garantida pela boa fluidez do trânsito e também pela maneira que o serviço será gerido. Hoje, com o atual sistema de bilhetagem, que o usuário paga a passagem dentro do coletivo, o veículo passa um bom tempo parado, até que todos os passageiros embarquem, já que, nos horários de pico, as filas são grandes. Com a inauguração das estações nos corredores, esse obstáculo acabará, pois o pagamento será feito ainda nas plataformas de embarque.
Outro fator positivo em relação ao TRO refere-se à quantidade de pessoas transportadas por viagem. Nos ônibus atuais, a média de passageiro transportado é entorno de 60. “Com o novo sistema, poderão ser levados 160 usuários sentados em bem acomodados no ar-condicionado”, enfatizou Danilo Cabral. Essa novidade agradou a dona de casa Julieta Tavares, que mora em Maranguape I, em Paulista, e trabalha no Cabo de Santo Agostinho. “Se funcionar, vai ser ótimo, pois pego ônibus todos os dias para a Estação Central do Metrô e estou cansada de ir em pé e espremida”.
A agilidade das viagens será garantida pela boa fluidez do trânsito e também pela maneira que o serviço será gerido. Hoje, com o atual sistema de bilhetagem, que o usuário paga a passagem dentro do coletivo, o veículo passa um bom tempo parado, até que todos os passageiros embarquem, já que, nos horários de pico, as filas são grandes. Com a inauguração das estações nos corredores, esse obstáculo acabará, pois o pagamento será feito ainda nas plataformas de embarque.
Outro fator positivo em relação ao TRO refere-se à quantidade de pessoas transportadas por viagem. Nos ônibus atuais, a média de passageiro transportado é entorno de 60. “Com o novo sistema, poderão ser levados 160 usuários sentados em bem acomodados no ar-condicionado”, enfatizou Danilo Cabral. Essa novidade agradou a dona de casa Julieta Tavares, que mora em Maranguape I, em Paulista, e trabalha no Cabo de Santo Agostinho. “Se funcionar, vai ser ótimo, pois pego ônibus todos os dias para a Estação Central do Metrô e estou cansada de ir em pé e espremida”.
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/677721-tro-dara-agilidade-ao-transporte-de-passageiros
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