quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dilma reafirma promessa de reduzir a conta de luz



Em meio à polêmica à falta de interesse de 14 concessionárias de energia em renovar a concessão nos moldes desejados pelo governo, a presidente Dilma Rousseff voltou a prometer nesta quarta-feira, 17, a redução da conta de luz dos brasileiros a partir de janeiro do ano que vem.


“Pagamos toda a universalização, então uma parte do que a gente recolhia para fazer isso estamos devolvendo para o povo. É por isso que vamos reduzir a conta de luz em janeiro”, afirmou Dilma, durante a inauguração da usina hidrelétrica de Estreito, na divisa do Tocantins com o Maranhão.

Dilma ocupou cadeia de rádio e televisão na véspera do feriado de 7 de setembro para anunciar que renovaria as concessões do setor elétrico que venceriam nos próximos anos, obtendo ao mesmo tempo uma redução de 16,2% na conta de luz do consumidor e de até 28% para a indústria, que consome mais. Parte da estratégia visava a aceitação dos termos pelas atuais concessionárias, mas ontem a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que 14 empresas informaram não ter interesse na renovação.

A presidente fez um discurso durante inauguração da usina de Estreito, que a partir de hoje pode injetar até 1.087 megawatts (MW) de energia no sistema interligado nacional. A concessão foi feita antes da alteração do marco regulatório do setor, mas foi construída sob as novas regras. “Inaugurar essa usina de Estreito é para mim hoje um momento especial porque estamos comemorando anos a fio de dedicação, trabalho, empenho e teimosia”, afirmou. “Porque tem muito de teimosia para fazer essa usina, considerando todos os problemas de ordem institucional, regulatório e de equacionamento econômico e financeiro.” As informações são do Estadão.


Nenhum comentário :

Postar um comentário