Os empresários que atuam em Pernambuco estão otimistas com o balanço de 2012. E ainda mais ao olhar a expecatativa para 2013. É o diz a pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham), que mostra que 64% dos empreendedores acreditam que seus negócios crescerão em escala superior a 4%, neste ano. Além disso, 70% esperam expansão além de 5% em 2013, acima do que apontam previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em ambos os períodos.
Os segmentos responsáveis por ‘puxar’ a economia pernambucana no próximo ano, na visão do empresariado, serão a construção civil (78%), serviços (56%), tecnologia da informação (48%), construção naval e off shore (40%), turismo e entretenimento (39%) e comércio (35%). A construção da fábrica da Fiat, em Goiana, é apontada por 79% dos empresários ouvidos como o projeto que mais vai gerar oportunidades de negócios em 2013. A lista segue com a realização da Copa do Mundo 2014 (63%) e a construção da Refinaria e Abreu e Lima (51%). Também foram mencionados o Polo Farmacoquímico (35%), a ferrovia Transnordestina (31%) e a provável etapa da Copa das Confederações (28%).
A sondagem da Amcham também apontou que 76% dos entrevistados afirmam que suas empresas têm conseguido aproveitar as oportunidades trazidas pelo acelerado crescimento pernambucano nos últimos anos.
Apesar do contexto otimista, contudo, o empresariado reforça a necessidade de superação de um conjunto de gargalos a fim de que seja ampliada a competitividade da economia do Estado. As ações prioritárias nesse sentido para 2013 são qualificação de mão de obra de nível técnico, destacada por 83% dos consultados, melhorias em termos de mobilidade urbana (76%) e avanços na infraestrutura das estradas (74%).
Nenhum comentário :
Postar um comentário