terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lula inicia peregrinação nesta terça para reforçar candidaturas do PT nas capitais nordestinas


7f7687f4b6d7b4f1fe34b3e2d0fa16d3.jpg
Luciano Cartaxo (centro) entre seus padrinhos políticos, o ex-presidente Lula e o atual prefeito de João Pessoa Luciano Agra (sem partido)
Foto: Divulgação/Instituto Lula

Jefte AmorimDo NE10
Depois de ter evitado a região no primeiro turno, o ex-presidente Lula desembarca em algumas capitais do Nordeste onde o PT concorre ao Executivo Municipal. A primeira parada do principal líder petista será em Fortaleza (CE), nesta terça (23), de onde segue, no mesmo dia, para João Pessoa (PB). Sem passar por Natal (RN) - onde o partido apoia Carlos Eduardo Alves (PDT) depois da derrota de Fernando Mineiro (PT) -, Lula ainda participará da campanha de Nelson Pelegrino, em Salvador, na quarta (24).


Com o pé na estrada, Lula segue percurso alternativo ao de Dilma Rousseff, que também está em campanha pelo País. À exceção da capital baiana, onde Dilma fez comício ao lado de Nelson Plegrino (PT), no último dia 19, as cidades que contam com o reforço do líder petista não terão visita da presidente.

Em Fortaleza, onde o PT e o PSB do governador Eduardo Campos estão em confronto direto, o ex-presidente sobe ao palanque de Elmano às 13h, na Praça do Ferreira, centro da cidade. Primeiro destino de Luís Inácio Lula da Silva, a capital tem um quadro de empate técnico entre o petista Elmano de Freitas e o socialista Roberto Claudio, segundo a última pesquisa do Ibope.




Já em João Pessoa, o apoio do ícone petista a Luciano Cartaxo será dado em comício realizado no bairro da Mangabeira, às 18h, cinco horas depois do evento no Ceará. Na capital paraibana, o PSDB de Cícero Lucena enfrenta o PT em segundo turno, e o PSB, que ficou em terceiro lugar e saiu da disputa com a candidata Estela Bezerra, tem defendido posição neutra nesta etapa do pleito.

Em Salvador, onde Nelson Pelegrino (PT) briga com o democrata Antônio Carlos Magalhães Neto, o compromisso é na quarta-feira (24). Em uma carreata pelo subúrbio da cidade, seguida por comício na Praça da Revolução, marcado para as 18h, Lula tenta reverter a situação apontada pelas pesquisas, onde o adversário do DEM chega a ter oito pontos percentuais a mais.

DE OLHO EM 2014 - O reforço de Lula na última semana antes da votação em segundo turno, realizada no próximo domingo (28), é crucial para o Partido dos Trabalhadores, que já apresenta um quadro menor de prefeituras em relação à ultima eleição. Com as brigas municipais entre PT e PSB e os rumores da candidatura de Eduardo Campos, presidente nacional da legenda socialista, o quadro fica ainda mais delicado: a garantia de mais aliados nos municípios é uma segurança maior caso o PSB enfrente a reeleição de Dilma Roussef.


Nenhum comentário :

Postar um comentário