Hoje, Dia de Nossa Senhora da Conceição, milhares de fiéis irão louvar
Hesíodo Góes
O azul e o branco se sobressaem misturados ao amarelo, rosa e verde. O colorido é das fitinhas que são vendidas pela ladeira. Elas são integrantes fixas do evento. Mulheres e crianças vestidas com mortalhas (roupas), a fim de pagaram promessa por alguma graça alcançada, também fazem parte da comemoração. Por mais difícil que a subida seja, a gratidão e a fé, em Nossa Senhora da Conceição, é o que move os cerca de 800 fieis que sobem ao Morro durante os dez dias da Festa da Santa. O ponto máximo de homenagens acontece hoje, com a Procissão de Encerramento, que sai às 15h, do Marco Zero e segue até o Morro da Conceição, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife.
Considerada pelo pároco da igreja do Morro da Conceição, padre José Roberto França, como o maior evento católico de Pernambuco, a homenagem a Nossa Senhora tem início quatro meses antes do dia dela, que é celebrado neste sábado. “Esta é a oportunidade que os religiosos têm para se renovarem espiritualmente e esquecer as angústias. A fé deve ser vivida qualitativamente e contagiar os outros irmãos”, destacou padre José.
Para que esse sentimento de renovação chegue a todos os devotos, haverá missas durante o dia de hoje, com intervalos de duas horas entre o início de cada celebração, desde a meia noite de hoje às 10h. Das 12h às 16h, serão realizados o Louvor e a Adoração. Às 15h, ocorre a Procissão de Encerramento, a qual tem início no Marco Zero, no bairro do Recife, área Central da Cidade. O destino é o Morro da Conceição.
A doméstica Maria José dos Santos, de 49 anos, em detrimento do hábito de visitar a imagem de Nossa Senhora da Conceição anualmente, encarou esta vez com o sentido distinto. Em outubro do ano passado, a fiel descobriu que tinha um linfoma abaixo da axila. “Os médicos diziam que era muito grave e eu comecei a fazer a quimioterapia. Mas me juntei com minha família e todos nós pedimos a Nossa Senhora da Conceição para interceder por mim. Sofri muito com tudo aquilo e quase entrava em depressão. Só que, com dois meses de tratamento, ela me curou”, relatou.
SECA
Devido à pior seca dos últimos 30 anos ter acometido Pernambuco com mais crueldade, a paróquia também se preocupou em arrecadar donativos. O destino dos alimentos será a cidade de Afogados da Ingazeira, situada no Sertão do Estado. “Nós queremos arrecadar toneladas de doações e, por isso, convocamos todo o povo de Deus a trazer sua colaboração”, solicitou o padre.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/12/08_12_2012/0034.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário