sábado, 8 de dezembro de 2012

Vereadores cassados serão homenageados na Câmara



Seis parlamentares perseguidos na Ditadura terão mandatos devolvidos simbolicamente (Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha)











Em comemoração ao Dia Internacional de Direitos Humanos, celebrado na próxima segunda-feira (10), a Câmara do Recife realiza uma sessão solene para devolução simbólica de seis vereadores cassados no período da Ditadura Militar, entre os anos de 1964 a 1985. A reunião ocorrerá às 10h, no Plenário da Casa de José Mariano. Na quinta-feira (6), na Câmara Federal, 173 parlamentares procurados e destituídos dos Parlamentos nos anos de chumbo tiveram seus mandatos devolvidos.

Proposição da vereador Marília Arraes (PSB), a socialista vai pedir à Comissão Estadual da Verdade que investigue a deposição do ex-governador Miguel Arraes (PSB), em 1964, e a morte dos dois líderes estudantis, Ivan Rocha Aguiar e Jonas José de Albuquerque. Ambos teriam sido assassinados após saírem de uma passeata contra o golpe militar e a prisão de Arraes.

A sessão solene vai contar com a presença do presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Fernando Coelho, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo, o vice-prefeito eleito do Recife, Luciano Siqueira e o advogado João Bosco Tenório Galvão, representando os vereadores cassados. Na ocasião, haverá a posse simbólica dos seis vereadores cassados pela ditadura. Eles serão homenageados com o descerramento de uma placa lembrando os nomes de cada um.


Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=65500

Nenhum comentário :

Postar um comentário