quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

2014 é o ‘Ano Internacional da Agricultura Familiar’


A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) destaca a importância da agricultura familiar para garantir segurança alimentar e a produção de alimentos e declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar – AIAF 2014. A proposta do AIAF 2014 é promover uma ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam.
A atividade representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada a políticas públicas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

“A irrigação se dá em um arranjo de produção e entrega de valor à sociedade e mercado. Nesse contexto, a agricultura familiar é muito importante e é levada em consideração em todos os nossos programas”, destacou o secretário nacional de Irrigação (Senir), do Ministério da Integração Nacional, Miguel Ivan.

A pasta, por meio da Senir, gerencia o programa Mais Irrigação, que coloca a agricultura familiar e os pequenos irrigantes como parte de suas diretrizes.

Segundo o secretário, no programa estão previstas ações de implantação e otimização de perímetros de interesse social. “Serão beneficiados pequenos produtores, que terão apoio e incentivos para produzir de forma eficiente, gerando emprego, renda e qualidade de vida”, explicou.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que no Brasil há mais de quatro milhões de estabelecimentos familiares rurais, que são responsáveis por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e 74% da mão de obra empregada no campo. Em apenas dez anos, a renda do setor cresceu 52% a partir de políticas públicas que fortalecem a produção e o desenvolvimento.

O Plano Safra 2013/2014 para o setor soma investimento de R$ 39 bilhões, sendo a maior parte, R$ 21 bilhões, para crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia os projetos dos produtores rurais.


Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=148779

Nenhum comentário :

Postar um comentário