quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Jaboatão inicia quinta etapa de tratamento coletivo para o controle da filariose

O município entrou no último da etapa de controle da doença, que ainda aparece no mapa nacional nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista



Foto:Divulgação

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes iniciou na última terça-feira (1º/09), o tratamento coletivo para controle da Filariose. Além da implantação de um posto fixo para medicação nas Unidades de Saúde do Retiro (Regional II – Cavaleiro) e Maria Dulce Simões em Quitandinha (Regional I – Jaboatão Centro), onde equipes estarão a disposição da comunidade para atendimento, a Secretaria Executiva de Promoção a Saúde está promovendo visitas em domicílio para medicação e educação em saúde.
De acordo com Jadson Galindo, gerente de Vigilância Sanitária de Jaboatão, essas localidades estão sendo monitoradas desde 2011. “O tratamento coletivo nestas localidades vem sendo realizado a partir de dados que apontam um alto índice de infestação da doença, e o tratamento deve durar cinco anos, sendo este o último ano para a administração do medicamento. O objetivo é baixar a carga de microfilaremia nos residentes, visto que os mesmos estão situados em áreas endêmicas para a doença”, relatou Jadson.
O tratamento coletivo para o controle da Filariose seguirá até 09 de outubro deste ano, nas localidades de Quitandinha no bairro de Socorro e Retiro no bairro de Sucupira. O trabalho está sendo feito de forma integrada com os agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde. “Contamos com a colaboração de todos no intuito de fazer do último ano o sucesso alcançado desde 2011. E assim erradicar a doença do nosso município”, convidou o gerente de Vigilância Sanitária.

SAIBA MAIS
A Filariose Linfática é uma das doenças potencialmente erradicáveis, devido a suas características epidemiológicas. É causada por um verme de nome “wuchereia bancrofti” transmitido através da picada da muriçoca, podendo infectar indivíduos sadios a partir da existência de indivíduos doentes nas áreas vizinhas. Atualmente em nosso país a sua transmissão tem ocorrido no estado de Pernambuco na Região Metropolitana do Recife (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista).
Um dos parâmetros para eliminação da Filariose estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é a realização do tratamento coletivo da população residente em área endêmica nas faixas etárias de 04 a 65 anos, que não apresentam nenhuma doença crônica.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-e-mobilizacao-social/2015/09/02/NWS,419390,52,552,JABOATAO,2132-JABOATAO-INICIA-QUINTA-ETAPA-TRATAMENTO-COLETIVO-CONTROLE-FILARIOSE.aspx

Nenhum comentário :

Postar um comentário