Ato solene contou com a presença de gestores, pais e estudantes da rede municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes
Foto:Marcelo Ferreira
Por Rose Albuquerque
Após um ano de lançamento do Programa Busca Ativa, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes assinou, na manhã desta sexta-feira (11/09), o projeto de lei que regulamenta o programa no município. Em solenidade realizada no CEMEI Prof. Simone Patrícia Ferreira da Silva, em Barra de Jangada, o projeto foi apresentado para toda a população. O próximo passo será levar o documento para a aprovação da Câmara Municipal e assim, ganhar status de lei.
De acordo com a nova lei, o programa Busca Ativa – que tem como objetivo buscar crianças entre menores de 4 e 5 anos de idade que estejam fora de sala de aula – acontecerá, obrigatoriamente, todo mês de maio. Com isso, serão assegurados 120 dias letivos de aula, em sala de aula. Além é claro, de promover a universalização da Educação Infantil, proposta pelo Ministério da Educação.
Para o prefeito Elias Gomes, investir na educação é a certeza de que o futuro do município está em boas mãos. “Essa é uma obra que não se destrói. Devemos investir sim em infraestrutura, mas paredes de deterioram. Já a educação, não! Ela fica para sempre. Essa é uma obra que dura sempre. E temos convicção de que estamos fazendo a aposta certa. Afinal, estamos prensando num futuro para nossa cidade”, destacou o gestor do executivo municipal.
A dona de casa Solange Maria de Lima, mãe de Ana Clara, 04 anos, estudante do CEMEI Simone Patrícia, contou que está muito satisfeita com a escola que a Prefeitura oferece para os filhos. “A escola é bonita e a professora é ótima! Minha filha pede todos os dias para vim para a escola. Todos aqui nos tratam com muita atenção”, afirmou agradecida a dona de casa.
Sobre esse tratamento que é dispensado aos estudantes da rede municipal de ensino, a secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social de Jaboatão, Conceição Nascimento, afirmou que esse é o diferencial de uma gestão que trata a educação como prioridade. “Lançamos esse programa há um ano, e ao chegar na escola, testemunhamos os frutos desse investimento. Afinal, a alegria no rosto de cada criança e a satisfação de cada pai ou mãe revelam que esse programa é um sucesso não apenas porque busca e matricula nas escolas, mas também porque elas são bem tratadas nas escolas. E isso faz muita diferença na formação desses nossos cidadãos”, avaliou Conceição.
BUSCA ATIVA
O programa Busca Ativa consiste numa iniciativa para localizar as crianças de 4 e 5 anos que estão fora da escola, por meio de visitas domiciliares, na perspectiva de matricular todas as crianças desta faixa de idade, consolidando a universalização do atendimento em Jaboatão dos Guararapes. Os 1,3 mil voluntários, que fazem o trabalho de campo, passaram por formação para o correto preenchimento do questionário.
O secretário executivo municipal de Educação, Francisco Amorim, revelou que em 2014, na primeira edição do programa Busca Ativa, 658 novas crianças foram matriculadas na rede municipal de ensino. Também foi feito o levantamento de que havia 74 crianças com três anos de idade; e 72 com seis anos, fora da escola. “Na ação do ano passado, todas as crianças de 4 e 5 anos identificadas, que estavam sem estudar, foram matriculadas em nossas escolas. Este ano, vamos reforçar o mapeamento e trazer para a rede de ensino as que completaram 4 anos”, declarou o secretário.
Amorim ainda destacou que, das 3.600 vagas nas escolas para crianças nessa idade, ainda há 651 vagas disponíveis. 285, para meninos ou meninas de quatro anos; e 366, para aqueles que já têm cinco anos. “Estamos chamando a atenção da população para as vagas que temos para estas crianças, e que as pessoas podem nos ajudar nessa busca”. Para isso, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes disponibilizou um número de telefone (3468-5511, ramal 227), e um e-mail (buscaativa2015@educacao.jaboatao.pe.gov.br) para que toda a população se envolva nessa busca.
BUSCA ATIVA 2
Ainda ano passado, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lançou a segunda etapa do programa que consiste em assegurar a permanência de todo estudante matriculado nas escolas da rede municipal de ensino. São motoboys contratados especificamente para realizar visitas às residências das crianças que estão há mais de três dias seguidos sem frequentar a escola. Neste caso, os responsáveis são convocados para comparecerem às unidades de ensino.
Sobre essa ação, Elias Gomes destacou o cuidado que se tem com os estudantes do município. “Diferente de outros lugares, em Jaboatão não mandamos mensagens eletrônicas para pais ou responsáveis. Nós mandamos um mensageiro pessoalmente para as residências. Até porque, queremos entender o que está por trás dessas faltas às escolas, como está essa família. Portanto, o cuidado é com todos”, destacou o gestor.
Foto:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-e-mobilizacao-social/2015/09/11/NWS,419438,52,552,JABOATAO,2132-PREFEITO-ASSINA-PROJETO-LEI-REGULAMENTA-BUSCA-ATIVA.aspx
Nenhum comentário :
Postar um comentário