Ação fez parte das atividades alusivas ao Dia Internacional Contra a Exploração e Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
O diálogo é uma das maiores poderosas ferramentas de mudança de culturas. E foi a base escolhida para sustentar uma ação alusiva Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, na última quarta-feira (23), no Centro de Referência da Mulher Maristela Just, em Jaboatão dos Guararapes.
Uma roda de diálogo com objetivo de sensibilizar as mulheres para a temática em foco foi realizada pelo Governo Municipal, considerando que a mesma está inserida na agenda feminista. O local para o encontro foi emblemático: a casa que acolhe mulheres vítimas de violência no município.
Participaram da atividade 13 mulheres que integram o grupo de terapia do Centro Maristela Just. Conduzida com delicadeza, a roda traz mais do que informação, ela transforma vítimas em agentes multiplicadores de conhecimento, que podem atuar em seus círculos sociais e familiares, ajudando no combate a exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças.
Além do debate, na ocasião foi exibido um trecho do filme “Anjos do Sol’, para que, a partir de cenas que apresentam conteúdos de violência, exploração sexual e tráfico de crianças e mulheres, fosse construído um diálogo. Foram abordados como temas centrais de análise os seguintes conteúdos: sistema capitalista e patriarcal; cultura machista; e a necessidade de enfrentamento dessas situações, considerando o Estado e a sociedade civil/movimentos sociais como atores estratégicos nesse processo.
Foi ressaltada ainda a importância de discutir essa temática dentro do município e a necessidade de ampliar a divulgação dos serviços de enfrentamento, pois, infelizmente este ainda é um tipo de violência silenciosa e esses casos não chegam com frequência aos serviços de atendimento.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-e-mobilizacao-social/2015/09/24/NWS,419529,52,552,JABOATAO,2132-RODA-DIALOGO-DEBATE-EXPLORACAO-SEXUAL-TRAFICO-MULHERES-CRIANCAS.aspx
Nenhum comentário :
Postar um comentário