sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Operação Verão: mais infraestrutura, mobilidade e lazer em Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou, na manhã desta quinta-feira (3), em entrevista coletiva no auditório do Palácio da Batalha, em Prazeres, uma série de ações e serviços que serão realizados e/ou reforçados até março do próximo ano, com a Operação Verão. Trata-se de uma programação voltada à redução e prevenção dos impactos causados pelo período de chuvas,com atenção redobrada em pontos de maior evidência durante o verão, e de atividades de lazer, culturais e esportivas na cidade. Na parte dos serviços, ao longo de sete meses, serão 36 frentes de trabalho, envolvendo 500 profissionais, além de maquinário específico.
A Prefeitura investirá R$ 21 milhões na realização das ações. O prefeito Elias Gomes apresentou a nova edição da Operação Verão destacando o planejamento feito para viabilizar a intensa programação, mesmo em período de crise econômica. "Todo o recurso disponível parte do tesouro municipal e é fruto do esforço voltado à redução de despesas e ampliação da arrecadação de impostos", explicou. 

Na ocasião, o gestor também frisou algumas obras importantes que estão contempladas na programação, como a recuperação (recapeamento) de ruas, entre elas a do Bom Jesus, em Zumbi do Pacheco, e a ampliação da Avenida Ayrton Senna. "Iremos focar o trabalho para a recuperação de todos os pontos danificados pelo inverno. Teremos também sete polos de lazer e para a prática de atividades esportivas. A cidade não é apenas concreto, as pessoas devem ocupá-la. A cidade precisa viver em movimento", disse, após lembrar que as ações chegam após um inverno bem rigoroso, como há muito não se via.

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Humana, Marconi Madruga, o inverno rigoroso deixou um desafio maior para a Operação Verão 2015, em relação aos anos anteriores. "Em julho, em comparação com os últimos três anos, choveu 102% a mais. Por isso, o trabalho será redobrado, especialmente nos pontos de risco. Nas áreas de encosta, por exemplo, serão construídos muros de arrimos em todos os locais considerados de riscos alto e muito alto", citou. 

Durante toda a operação, 1340 ruas do município ficarão mais limpas e organizadas, com serviços de capinação, pintura de meio-fio e pelo menos 1,7 mil reparos em vias pavimentadas com pedra portuguesa. Para cuidar do verde da cidade e evitar acidentes, haverá reforço nos serviços de podação de árvores.
 
Outros serviços importantes para melhoria da mobilidade - também reforçados - serão os de recapeamento e regularização de vias não pavimentadas. Até o final da operação, 15 ruas serão recapeadas e 750, regularizadas. Além disso, através do Programa Comunidade que Faz, serão executadas 150 obras distribuídas em pavimentação e drenagem, muros de contenção, pontes e áreas de lazer, como praças, áreas de convivências, recuperação de quadras e campos de futebol.
 
Consta na programação, ainda, a manutenção de 14 mil pontos de iluminação pública, além da instalação de 200 novos postes. Todas as ações vão abranger as sete Regionais do município: Jaboatão Centro, Cavaleiro, Curado, Muribeca, Prazeres, Praias e Guararapes.   
 
BURACOS - Um dos impactos provocados pelas fortes chuvas durante o período que antecede o verão são os buracos que se formam nas vias. A Prefeitura irá reparar, durante os sete meses da operação, 1.750 buracos já existentes e novos que porventura apareçam, com as ações 'tapa buraco'. Com a inclusão das ruas de paralelepípedo, este número passa para 3.290. Por mês, serão pelo menos 470 buracos no foco da ação.
 
Outro foco da Operação Verão é voltado para a prevenção desses impactos nos próximos períodos de chuva. Por isso, 30 canais e 1,8 mil caixas de drenagem serão limpos pela Prefeitura. Serão 800 caixas por mês. O serviço inclui canaletas e galerias que receberão manutenção, totalizando, nesse último caso, 600 caixas e 600 tampas durante toda a ação.
 
Os serviços da Operação Verão são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade, através das Secretarias Executivas de Serviços Urbanos e Manutenção, que ganhou reforço. A frota de caminhões para material asfáltico foi dobrada: de cinco para dez veículos. Os serviços de limpeza urbana, realizados normalmente por cinco equipes, irão aumentar para dez. As equipes de tapa buraco também irão passar de sete para dez.
 
Passado o período mais intenso de chuvas, os serviços de manutenção vão ser reforçados, ainda, nas unidades de saúde e nas escolas de todas as sete Regionais administrativas do município.  
 
Fora da infraestrutura, em atenção a alguns eventos específicos, a operação englobará ações nas áreas de educação, cultura, esportes e lazer. A Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude, por exemplo, fará sete exibições do programa Tela Jovem na Praça (uma em cada uma das Regionais); o Festival Esportivo da Pessoa com Deficiência e a 1ª Caminhada dos Povos de Terreiro.
 
Atividades com um educador físico e um nutricionista, que darão orientações voltadas para os cuidados com a saúde no verão, serão organizadas em diversas comunidades, também pelas Regionais. E na cultura, haverá a encenação da Batalha dos Guararapes, espetáculo ao ar livre, no Monte dos Guararapes.
 
Já no Pecom (Ponto de Encontro das Comunidades), em Prazeres, limite com Guararapes, serão estimuladas práticas esportivas e de lazer para crianças, jovens e adultos. As aulas de zumba ao ar livre, que já levam centenas de pessoas ao local, às terças e quintas, serão reforçadas. E o Programa Vida Saudável, desenvolvido com idosos, será ampliado, a partir da Regional Jaboatão Centro. As outras Regionais também terão polos de lazer, cultura e esportes, com programações semelhantes. Haverá também uma feirinha típica itinerante, ocupando, a cada período, uma Regional.  

Leia a matéria completa Aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário