sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Barão de Lucena ganha leitos e equipamentos


Maternidade também foi contemplada com novas instalações

LUCAS SANTANA

Continuando com o Plano de Obras que pretende reformar e otimizar toda a estrutura do Hospital Barão de Lucena (HBL), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, a unidade entregou, na manhã de ontem, mais dois setores fundamentais para o atendimento à população. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ganhou mais dez leitos, subindo o número total para 20, além da aquisição de mais equipamentos como cardioversores, monitores multiparamédicos e ventiladores pulmonares. A outra parte contemplada foi a enfermaria da maternidade, que trocou o mobiliário e ganhou novas instalações elétricas e hidráulicas.

O hospital é referência nos casos de gravidez com alto risco, e por conta da precariedade do local, a solicitação de uma reforma era demanda antiga dos gestores. Com a conclusão do processo, as mães, recém-nascidos e familiares, terão à disposição mais conforto e a certeza de um atendimento de melhor qualidade. Na sala da UTI, o ambiente foi adequado para receber os novos leitos com todo maquinário, o que vai permitir que a capacidade seja dobrada. A UTI ficou em reforma durante 60 dias, recebendo investimentos de até R$ 600 mil. Já a maternidade esteve parada por quatro meses, e contou com recursos na ordem de R$ 1,3 milhão.

“Esses locais estavam numa situação precária, atrapalhando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos pacientes. Entretanto, após essas ações, vamos conseguir prestar um serviço de qualidade e referência. As obras fazem parte do Plano Diretor de Reforma, que foi assinado em julho pelo governador Eduardo Campos. O Hospital Barão de Lucena tem 53 anos, e nunca tinha passado por uma requalificação, e o nosso projeto vai continuar atuando setor por setor, até que toda a unidade seja contemplada”, afirmou a diretora do HBL, Cláudia Miranda.

Antes da ampliação, a média de partos por dia chegava a 12, e agora esse aumento pode chegar a 100%, com a realização de 24 partos por dia. As acomodações para as mães que tiveram partos de risco foram todas pensadas no contato mais duradouro entre mãe e bebê, que ficarão no mesmo quarto até o fim do internamento.
Além desses setores, a unidade de saúde já concluiu as intervenções no bloco cirúrgico, UTI neo-externa e na enfermaria pediátrica. As reformas só devem continuar em 2012, e a expectativa é que até o final de 2014, o HBL esteja totalmente requalificado. “Depois que completarmos essa etapa, vamos entregar a população um dos hospitais mais modernos da Região Metropolitana (RMR), beneficiando assim, milhares de pessoas”, completou a diretora.

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/676450-barao-de-lucena-ganha-leitos-e-equipamentos

Nenhum comentário :

Postar um comentário