segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dilma sai vitoriosa ao trocar ‘broncas’ por ‘afagos’

Esse comportamento, algo que o ex-presidente Lula (PT) fazia corriqueiramente, era impensável para Dilma antes de a insatisfação popular com os rumos do País ser vocalizada (Foto: Agência Brasil)











Otimista com o alívio nos indicadores e recuperação da popularidade nas pesquisas de opinião, o Planalto comemora também vitória no campo político. A presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a colecionar resultados alentadores para o governo, a exemplo da aprovação dos vetos presidenciais nas últimas duas sessões do Congresso, graças a um novo modelo de articulação estratégica do governo com o Congresso. As informações são do jornal O Globo.

O novo estilo de negociações do Planalto com o Congresso foi iniciado logo após as manifestações de junho, quando a presidente viu-se obrigada a transitar no mundo parlamentar.

Ela passou a receber periodicamente líderes aliados em seu gabinete e fazer gestos públicos de reconhecimento ao trabalho Legislativo. Segundo a publicação, outra novidade é que a presidente tem se envolvido diretamente em assuntos importantes.

Dilma participou da reunião do Comitê Gestor da Internet e agora não é difícil ela chamar um dos presidentes das duas Casas Legislativas ou outra autoridade do Congresso para “bater papo” no Palácio do Planalto, em busca de soluções para imbróglios que surgem.

Esse comportamento, algo que o ex-presidente Lula (PT) fazia corriqueiramente, era impensável para Dilma antes de a insatisfação popular com os rumos do País ser vocalizada, diz a publicação.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reconheceu que a petista tem qualificado a relação com o Congresso e “tem se esforçado bastante nesse novo papel”.

A publicação traz ainda que a mudança de atitude não foi só com a presidente. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, adotou novo planejamento: uma peregrinação mais refinada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, com conversas não só com líderes da base governista, mas também com presidentes de comissões temáticas das duas Casas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário