O primeiro passo para se viabilizar a construção do Eixo Oeste do Projeto de Integração do Rio São Francisco foi dado nesta terça-feira (24), em Brasília, em um ato que reuniu o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), e parlamentares do Estado. O empreendimento terá 450 quilômetros de extensão e levará água a 600 mil habitantes de mais de vinte municípios piauienses.
“Este ano já autorizamos os estudos de viabilidade técnica do Eixo Sul, que beneficiará municípios da Bahia, e do Canal do Xingó, para levar as águas do São Francisco a cidades do Sergipe. Agora, honrando a promessa que fizemos ao governo e à bancada do Piauí, contrataremos os estudos para avaliar a viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental do Eixo Oeste, que terá 450 quilômetros de canal e demandará um volume expressivo de recursos”, disse o ministro.
O auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) destacou que esta é uma etapa imprescindível para que o empreendimento seja, em 2014, candidato a receber investimentos do PAC 3.
“O Governo Federal disponibilizou no orçamento do PAC deste ano recursos para elaboração de projetos, pois em diversas consultas a governos de estado ou a prefeituras percebemos que muitos tinham pleitos, mas não possuíam projetos”, explicou. A contração dos estudos para o Eixo Oeste está sob a responsabilidade da Codevasf.
Já o governador piauiense ressaltou que a integração do Sertão do Piauí ao projeto de Transposição do São Francisco vai dar ao Estado segurança hídrica. De acordo com o gestor, “é um anseio antigo de todos os piauienses”.
O edital para contratação dos estudos de viabilidade técnica do empreendimento deverá ser publicado no Diário Oficial da União no prazo de cerca de dez dias.
Nenhum comentário :
Postar um comentário