terça-feira, 27 de maio de 2014

Museu de Recife recebe certificado de excelência

Museu do Homem do Nordeste teve melhor desempenho na categoria Museus, de acordo com avaliações do maior site de viagens do mundo

O Museu do Homem do Nordeste, localizado em Recife (PE), recebeu, nesta quinta-feira (22), o Certificado de Excelência de site especializado em viagens. Esse reconhecimento, que premia a excelência no setor hoteleiro, é dado apenas aos estabelecimentos de alto nível ao redor do mundo com perfis no site e que recebem constantemente as melhores avaliações dos viajantes.
Para selecionar os premiados com o Certificado de Excelência, é usado um algoritmo proprietário que leva em conta as pontuações das avaliações. Os estabelecimentos devem manter uma pontuação geral mínima de quatro a cinco círculos no site, assim como o volume e a recenticidade das avaliações, além de um ranking de popularidade e tempo em atividade do estabelecimento.
Fundado em 1979, pelo sociólogo Gilberto Freyre, o Museu do Homem do Nordeste é ligado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, e tem a missão de pesquisar, documentar, preservar, difundir e atualizar o rico patrimônio cultural do Nordeste, material e imaterial.

O acervo, representativo da formação histórica, étnica e social da atual Região Nordeste, possui cerca de 15 mil peças, heranças culturais do índio, do europeu e do africano na formação do nordestino brasileiro. De materiais de construção dos Séculos XVIII e XIX aos mocambos; dos ex-votos aos objetos de cultos afro-negros; das bonecas de pano e brinquedos populares à cerâmica regional de Vitalino, Nhô Caboclo, Zé Rodrigues, Porfírio Faustino e de outros notáveis e anônimos artistas do povo. Das tecnologias do trabalho no açúcar à vida nas casas grandes e senzalas. Tudo isso compõe o acervo de um dos mais importantes museus histórico-antropológicos do Brasil.

O Museu do Homem do Nordeste constitui referência na museologia contemporânea por sua atuação na área educativo-cultural, consolidando cada vez mais sua integração com a sociedade, especialmente com escolas, universidades, instituições governamentais e não governamentais, agentes culturais, dentre outros. Para os visitantes, o Museu constitui oportunidade rara para descobrir, questionar e construir, através de registros museológicos, o Homem do Nordeste.

Fonte:http://www.brasil.gov.br/cultura/2014/05/museu-de-recife-recebe-certificado-de-excelencia

Nenhum comentário :

Postar um comentário