Os funcionários do metrô do Recife decretaram greve em assembleia realizada no início da noite desta terça-feira (10). A reunião ocorreu em frente à estação Central, no bairro de São José, e contou com cerca de cem pessoas.
A decisão foi tomada após três rodadas de negociação que terminaram sem acordo. Conforme representantes da categoria, se nenhuma proposta que atenda as reivindicações for apresentada até quinta (12), quando haverá uma nova assembleia, a paralisação por tempo indeterminado será iniciada à 0h da segunda-feira (16).
Os servidores não aceitaram o indicativo de 5,5% de reajuste salarial feito pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Querem, ao menos, a reposição da inflação, em torno de 10%. “Também querem retirar benefícios como o vale-cultura e outros itens que impactam diretamente a rotina de trabalho. O sentimento da categoria é de insatisfação e, se for assim na próxima assembleia, é provável que a greve seja deflagrada”, explica o diretor de comunicação do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), Levi Arruda.
Segundo o Sindmetro, o intervalo entre a decisão tomada nesta terça e o início de uma eventual paralisação se deve ao período legal de antecipação, em que a empresa gestora do sistema ferroviário será oficialmente comunicada. Os metroviários também já haviam cruzado os braços durante todo o expediente no último domingo (8) – por conta do medo da violência antes e após a final do Campeonato Pernambucano – e parcialmente nesta terça – em apoio ao Dia Nacional de Luta Pela Democracia e Contra o Golpe. Os trens só atenderam à população nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h).
Conforme a categoria, nesta quarta (11) e quinta-feira, o sistema funcionará normalmente.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/5/metroviarios-podem-iniciar-greve-na-segunda-feira-0185.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário