segunda-feira, 9 de maio de 2016

Parceria contra assaltos

O Urbana-PE e o Estado unirão forças para tentar reduzir o número de investidas contra os ônibus


Paullo Allmeida
Estatística reflete acúmulo de ocorrências registrada pela classe rodoviária, que expõe 579 casos de assaltos
Na próxima semana, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Urbana-PE) deve sentar com representantes da segurança pública do Estado para discutir medidas emergenciais para inibir a ação de criminosos contra os coletivos. A violência no modal chega a uma média de quatro assaltos por dia na Zona da Mata e, principalmente, na Capital e grande parte da Região Metropolitana do Recife (RMR). A estatística é refletida no acúmulo de ocorrências registrada pela classe rodoviária, que expõe 579 casos de assaltos registrados de 1º de janeiro até ontem. 

A reunião foi agendada entre o presidente do sindicato, Fernando Bandeira, e o secretário da pasta, Alessandro Carvalho. “Os assaltos aumentaram de 50% a 60% entre janeiro e abril em comparação com o mesmo período do ano passado. Medidas na segurança dos usuários não são tratadas como prejuízo, e sim como investimento. Então, vamos discutir três pontos com o Governo, onde na nossa visão são ações que podem desenfrear os ataques”, destacou Fernando Bandeira. Ele adianta que as três sugestões serão: o reforço de policiamento em corredores do modal com grande circulação de coletivos, a instalação de câmeras mais modernas nos veículos e a extinção de dinheiro a bordo com o incentivo do uso de bilhetagem eletrônica para os passageiros. “Além disso, temos toda a frota equipada com GPS, o que não será necessário modificar. Mas, o que chegou a ser comentado foi a implementação de acionamento de emergência nos carros. Já fizemos testes nesta modalidade, não surtiu muito efeito, mas é uma coisa que não pode ser descartada”, comentou Bandeira.

Procurada pela Folha, a SDS confirmou a intenção da reunião com o patronato. A pasta destacou que existe uma minuta de projeto de lei sendo elaborada em conjunto com outras secretarias estaduais que visa ações de reforço na segurança do sistema. Algumas das medidas vão de encontro as sugestões dos empresários. O pleito deve ficar pronto até o final deste mês e será encaminhado ao governador Paulo Câmara antes de seguir para a Casa Legislativa. 

Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/5/parceria-contra-assaltos-0117.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário