Instalação começou nesta segunda-feira, pela linha 518-Apipucos/RioMar
Arthur de Souza/Arquivo Folha
Até dezembro, os 2,8 mil ônibus do sistema de transporte público da Região Metropolitana contarão com internet wi-fi. É a promessa do Grande Recife Consórcio, que pretende realizar um processo licitatório, já em fase de estudos, para a concessão do serviço.
Por ora, o público pode usufruir da conexão 4G na linha 518-Apipucos/RioMar, que passa por grandes corredores da Zona Norte e pela avenida Agamenon Magalhães. O coletivo de número 145, da Transcol, já conta com a novidade. Nesta terça (3), outro passa a ser equipado. Até o fim desta semana, mais quatro integrarão a lista.
A internet sem fio só fica ao alcance de quem está dentro do coletivo. Tem limite de 60 acessos simultâneos e não permite baixar arquivos de mídia, como fotos e vídeos. Não há, contudo, restrição às redes sociais. A identificação de que o ônibus conta com o serviço é feita por adesivos colados próximo à porta de embarque e no interior do veículo. O projeto piloto durará 30 dias. "A ideia é qualificar o serviço, oferecendo conforto e comodidade ao usuário", explica o diretor de Tecnologia da Informação do Grande Recife Consórcio, Fernando Guedes.
Segundo o órgão gestor, a escolha da linha 518, que é do tipo opcional e conta com ar condicionado, se deu pela demanda menor de passageiros, o que viabiliza os testes. Ao mesmo tempo, pode ser encarada como uma estratégia para atrair mais usuários. Prestes a completar um ano de operação, a Apipucos/RioMar transporta, por dia, uma média de apenas 800 pessoas. Para se ter ideia, a 042 - Aeroporto (Opcional), mais antiga e consolidada, chega a receber 3,9 mil usuários/dia.
Licitação
Cidades como São Paulo já contam com internet gratuita em ônibus novos. No Nordeste, Fortaleza caminha na mesma direção, com o serviço disponível em alguns pontos de embarque e desembarque. Nenhuma grande capital, porém, tem o Wi-Fi universalizado na rede.
Conforme o Grande Recife Consórcio, a novidade não representará mais custos ao usuário ou às empresas de ônibus. "A vencedora da licitação, que pode ser uma empresa de publicidade ou mesmo uma operadora de telefonia e internet, vai ter direito a um espaço de publicidade, na tela do dispositivo do passageiro, no início da conexão. Não haverá nenhum gasto adicional a quem usa ou opera o transporte", completa Guedes.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/5/onibus-da-rmr-comecam-a-ganhar-conexao-wi-fi-0017.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário