Felipe Ribeiro
Uma ação prática de sustentabilidade alinhada à gestão de resíduos. É com esse objetivo que a UFPE deu início a um trabalho de coleta de resíduos químicos gerados a partir de experimentos nos laboratórios e departamentos de pesquisa do Campus Recife da instituição. A iniciativa, além de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribui com a preservação do meio ambiente à medida que os produtos recebem destinação correta. A segunda etapa da coleta começou ontem e segue até a próxima sexta-feira. A estimativa é que mais 20 toneladas sejam recolhidas até a conclusão do processo.
Só ontem, primeiro dia da coleta, 1,6 mil kg de resíduos foram colhidos. Entre os produtos químicos recolhidos estão ácido nítrico, clorídrico, solventes, ácidos e bases clorados e não clorados. As ações contemplaram o Departamento de Antibióticos, do Centro de Biociências, e a Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine). “Todos os resíduos que geramos devem ser destinados de forma correta para não causar efeitos negativos no meio ambiente, como a poluição de rios e do solo, e até mesmo na saúde das pessoas”, disse a diretora de Gestão Ambiental da UFPE, Fátima Xavier. Hoje será a vez do Departamento de Nutrição.
Os resíduos químicos não servem para reciclagem devido à sua natureza inflamável, tóxica e corrosiva. Os materiais coletados são armazenados em caminhões e transportados para Duque de Caxias (RJ), onde recebem o devido tratamento e destinação final. A coleta está sendo realizada em parceria com a Saniplan Engenharia e Serviços Ambientais, empresa carioca especializada neste recolhimento.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/5/residuos-quimicos-coletados-na-ufpe-0334.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário