Quem consome até 30 kWh/mês deve se cadastrar para não perder o benefício
RODRIGO LINS
e AGÊNCIA ESTADO
O prazo para o recadastramento da Tarifa Social na Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), para pessoas que consomem, mensalmente, até 30 quilowatts/ hora (kWh), acaba hoje. Dessa forma, aproximadamente 300 mil famílias pernambucanas correm o risco de perder o benefício. No Brasil, esse número alcança 3 milhões de famílias de baixa renda.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dos 17,645 milhões de famílias que pagavam a tarifa diferenciada até então, quase 11 milhões não haviam se cadastrado até setembro, dos quais 3,001 milhões enquadram-se na faixa de consumo de 30 kWh mensais. “É importante deixar claro que qualquer um pode fazer um cadastro ou recadastro, mesmo após o término desse prazo. O problema é que a família que perder a ajuda irá pagar contas mais caras até que consiga fazer outro cadastro. O preço será mais alto, pelo menos, por um mês”, disse o gerente de atendimento da Celpe, Hélio Rafael.
O cadastramento de consumidores com a menor faixa de consumo é a última etapa de aplicação das novas regras de concessão da tarifa social, que antes era aplicada de forma automática considerando apenas o volume de energia consumida mensalmente. Desde dezembro de 2010, porém, a Aneel deu início à implementação das novas regras que, além da faixa de consumo, exigem que o consumidor esteja inserido em algum programa social do governo para ter direito à tarifa social. Anteriormente, 40 mil consumidores do Estado, que tiveram consumo médio acima dos 30 kWh nos últimos 12 meses, realizaram o recadastramento. O prazo para essa faixa de consumo foi até o dia 1º de outubro.
“Para realizar o recadastro, basta o consumidor procurar uma agência da Celpe, levando a identidade ou algum documento com foto, o CPF e o Número de Identificação Social (NIS). Para ter direito ao NIS, é preciso que a família esteja participando de algum programa do Governo Federal”, explicou Rafael, falando que aqueles que quiserem o NIS devem procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) das prefeituras. Existem 48 agências da Celpe, mas outros 166 pontos de atendimento também podem receber os clientes. “Mas seria melhor se fosse até uma agência”, ressaltou o gerente de atendimento. Informações: 0800-081-3217.
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno/674644-acaba-hoje-prazo-da-tarifa-social
Nenhum comentário :
Postar um comentário