quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mutirão registrou 4.217 conciliações em Pernambuco



A Semana Nacional de Conciliação encerrou a edição deste ano com 7.398 audiências realizadas, sendo 4.217 delas com acordos homologadas. Comparando o número com o quantitativo do ano passado, houve um crescimento de 17% nas conciliações. Os valores pagos através de conciliação somaram R$ 14.455.546, montante 77% maior do valor movimentado no ano anterior. Mais de 17 mil pessoas foram atendidas no Fórum desembargador Rodolfo Aureliano, entre os dias 7 e 14 de novembro.

O evento teve como objetivo principal reduzir o acervo processual das Varas e promover a prática de conciliação processual e pré-processual. “O grande diferencial da Semana de Conciliação 2012 foi a organização do evento, que proporcionou números positivos este ano”, aponta o coordenador geral adjunto do sistema de resolução processual e arbitral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), juiz Ruy Trezena Patu.

O juiz também explica que o Núcleo de Tratamento de Conflitos de Interesse Público, Coletivo e Social conta com a atuação de bacharéis em direito, que atuam no TJPE voluntariamente. A equipe especializada para trabalhar, não só com a Semana, mas também com mutirões, é fiscalizada pelo Comitê Estadual de Conciliação – composto por membros dos juizados cíveis e criminais e centrais de mediação. “O grupo de 25 conciliadores voluntários, coordenados pela chefe Cleide Márcia Farias, garantiu que Pernambuco tivesse o maior mutirão do DPVAT realizado no país”, comenta.

Entre as ocorrências mais comuns nas mesas de conciliação estiveram casos relacionados ao direito de vizinhança, acidentes de veículos e cobranças de taxa condominial. Aproximadamente 120 juízes aderiram ao evento.


Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=61701

Nenhum comentário :

Postar um comentário