Tratar de racismo no Brasil é tocar em assunto delicado, no entanto os registros de homicídios, baixa qualidade de moradia, condição de trabalho e educação engloba majoritariamente a população negra. Nesta quinta-feira (8), a ministra de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros,vem ao Recife para o encontro da Ação Nacional em Defesa dos Direitos Fundamentais: Enfrentamento ao Racismo
A ministra vai falar sobre o tema Desafios no Enfrentamento do Racismo no Brasil. Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o evento contará com as presenças do procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon; dos conselheiros do CNMP Cláudio Portela e Jarbas Soares Júnior; e da coordenadora do GT Racismo, procuradora de Justiça Maria Bernadete Figueiredo.
De acordo com o procurador-geral, este evento será sediado no Ministério Público pernambucano, instituição pioneira nessa luta, “será um grande passo para a mobilização nacional no enfrentamento ao racismo”. Segundo Fenelon, “essa luta deve envolver toda a sociedade porque não se trata de uma luta isolada de uma instituição e sim a bandeira de luta de cada brasileiro”.
Para a coordenadora do GT Racismo, a ideia é que o enfrentamento ao racismo seja adotado como uma prática institucional do Ministério Público Brasileiro. O MP brasileiro enviará membros para que criem estratégias de enfrentamento em seus Estados, a partir das experiências locais. “Um dos nossos objetivos fundamentais é manter o assunto na agenda, conforme definido pelo mapa estratégico nacional, e ainda difundir o conhecimento sobre conceitos e instrumentos relacionados à temática”, completou Bernadete Figueiroa.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/05/06/ministra-da-igualdade-palestra-recife-sobre-enfrentamento-ao-racismo-brasil/
Nenhum comentário :
Postar um comentário