sexta-feira, 2 de maio de 2014

Santander convoca coletiva em parceria com o Museu do Estado. Virá alguma parceria por aí? É o fim ou a retomada do Santander Cultural?

Julio Jacobina/DP/D.A Press.
Julio Jacobina/DP/D.A Press.
A pressão pela manutenção do Santander Cultural, no Recife Antigo, terá uma resposta do Santander em forma de entrevista coletiva.
Será na próxima segunda-feira, 05 de maio, às 10h30, e, curiosamente, ocorrerá no Museu do Estado de Pernambuco.
O local não foi escolhido aletoriamente. Afinal, segundo comunicado do Santander Brasil, a coletiva será feita em conjunto com o MEPE.
Quer dizer, tudo indica que deve vir por aí uma parceria – injeção de dinheiro, patrocínio, financiamento ou algo do gênero – entre a instituição financeira e o estado.
Se for o caso, poderemos nos deparar com a batida do martelo e o Santander Cultural será fechado.
Roberto Ramos/DP/D.A Press.
Roberto Ramos/DP/D.A Press.
Correremos o risco de ver anunciado um arranjo com o poder estadual para que o banco fique bem na foto com quem produz e consome arte e ganhe uma justificativa plausível para extinguir o precioso espaço que abrigou por anos exposições memoráveis.
Torçamos para que isso não passe de suposição. Oxalá o provável “convênio” desemboque numa solução que congregue MEPE e Santander Cultural, reforçando as duas instituições.
Sabe-se que o Santander é uma empresa privada e, portanto, é livre e desimpedida para abrir e fechar espaços de incentivo à cultura.
Mas, é fato também que uma instituição desse porte tem um papel a cumprir além de simplesmente ser um banco – aliás, muito bem sucedido no país.
Um espaço do calibre do Santander Cultural, que sempre atraiu (e formou) público interessado em arte, só “agregou” qualidades à imagem da empresa.
Roberto Ramos/DP/D.A Press
Roberto Ramos/DP/D.A Press
Esperamos, que além da mobilização da sociedade, tema que motivou post aqui no Blog, o poder público de Pernambuco – especialmente o governo do estado e a Prefeitura do Recife – se engaje na luta pela manutenção Santander Cultural.
Até agora não se ouviu um pio dos secretários estadual e municipal de Cultura, Marcelo Canuto e Lêda Alves, respectivamente. Uma pena. Esse silêncio incomoda.
Veremos o que segunda-feira nos reservam Santader Brasil e, surpreendentemente, o MEPE (governo do estado).
Participarão da coletiva Marcos Madureira, vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander, Maria Digna Pessoa de Queiroz, presidente do MEPE, e Maria do Carmo Montenegro Calado, presidente da Sociedade Amigos do Museu do Estado de Pernambuco (Sampe).
Fonte:http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=32770

Nenhum comentário :

Postar um comentário