terça-feira, 18 de outubro de 2011

Confusão e feridos no 1° dia de festa


Houve tumulto no camarote do evento. Um dos acessos cedeu e feriu pessoas

RAFAEL DIAS
Da Revista da Folha


A alegria e o clima festivo foram substituídos por confusão, saques e brigas na primeira edição do PE Folia, carnaval fora de época ocorrido neste fim de semana em Piedade, orla de Jaboatão dos Guararapes. No primeiro dia, sábado, houve tumulto no camarote do PE Folia, com invasão de clientes da ala co­mum à área vip e revolta generalizada por falta de cerveja. Cinco pessoas ficaram feridas, entre elas, três seguranças. Todos foram atendidos no posto médico do camarote e liberados em seguida. Nem os artistas em cima dos trios foram poupados. O músico Compadre Washington, do grupo É o Tchan!, chegou a reclamar no microfone de ser alvo de “latinhas”. Na “pipoca”, circuito de rua onde o público segue os trios, também foram registrados incidentes, o que forçou a organização a encurtar as apresentações. Segundo estimativa da Polícia Militar, o público na micareta ficou entre 200 e 300 mil pessoas no primeiro dia.

A baderna no camarote do PE Folia começou por volta das 18h30, quando dezenas de clientes invadiram o segundo andar da estrutura e saquearam os coolers (“baldes” térmicos onde se armazenam as latas de cerveja). Nesse momento, houve corre-corre e “chuva” de latinhas. Um dos acessos cedeu, ferindo pessoas que tentavam fugir da confusão. A recepcionista Nilda Belo, 23 anos, estava na escadaria quando caiu e sofreu um corte na antecoxa direita. “Eu estava correndo e, quando me dei conta, caí de pé e levei o corte. Isso é um absurdo. Eu vou processar a organização”, disse. Diante da situação, muitos clientes foram embora. O vendedor Fabiano Fonseca, 29 anos, reclamou da falta de organização. “Cheguei aqui às 16h30. A cerveja faltou por mais de uma hora. Os sanitários também estavam muito ruins”, declarou. O acesso ao espaço dava direito a consumo livre de bebidas (“open bar”) ao valor de R$ 70 (por dia).

Cláudia Leitte, que se aproximou do corredor da folia às 19h. A cantora de axé tentou acalmar os ânimos, garantindo que o camarote seria reabastecido de cerveja logo. No entanto, os problemas também se repetiram na rua, e por conta disso, o percurso de alguns trios, que deveriam dar duas voltas no circuito, tiveram de ser reduzidos à metade. Debaixo de chuva, ao chegar à dispersão, Cláudia Leitte pediu paz ao público na “pipoca”. Nem com o efetivo de dois mil policiais militares as brigas por álcool diminuíram.

A assessoria de Imprensa do camarote do Skol Folia, produzido pela BPA Produções e operacionalizado pela Regional Promo, com patrocínio da Ambev, garantiu que a distribuição de cerveja foi normalizada meia hora após os transtornos. A assessoria da organização do camarote informou ainda, que o empresário Antônio Bernardi, produtor do PE Folia, e a Regional Promo estão apurando o ocorrido e devem se pronunciar sobre o caso quando tiverem mais informações. A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, por meio da assessoria, que irá anunciar, na manhã de hoje, o balanço geral de ocorrências, entre registros do Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar.


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/671590-confusao-e-feridos-no-1d-dia-de-festa

Nenhum comentário :

Postar um comentário