segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Trecho da Estrada da Batalha será liberado

Faixa, que antes era utilizada em um sentido, passará a ser mão-dupla

Bárbara Franco e
Renatta Gorga

A partir das 5h de hoje, o trecho da Estrada da Batalha (PE-08), que estava interditado desde a quinta-feira passada, será liberado para o tráfego. Apesar da obra na pista não ter sido concluída, a faixa que antes era utilizada apenas no sentido Prazeres-Recife será usada como mão-dupla. A liberação da via será acompanhada por servidores do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/PE), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e agentes de trânsito do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

A decisão foi tomada depois que o piso da rodovia cedeu 13 metros, na última quinta-feira, e impossibilitou o acesso dos veículos pelo local. O piso afundou no trecho em que acontecia a construção de um túnel entre a Estrada da Batalha e a avenida Maria Irene, no Jordão. Está marcada para às 15h uma entrevista coletiva para discutir o assunto. O encontro será na Secretaria de Transportes, que fica na avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.

Durante uma reunião no último sábado, representantes da Secretaria de Transportes (Setra), junto com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a construtora Camargo Corrêa - responsável pela obra que acontecia no local em que o piso afundou - discutiram sobre soluções para melhorar o trânsito na localidade. A ideia, segundo o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, era decidir o que seria feito para evitar maiores prejuízos aos motoristas. “Sexta-feira, interditamos as duas vias. Mas, hoje (sábado), decidimos fazer uma mão-dupla naquele trecho. Vamos priorizar ônibus e caminhões. Já os carros de passeio, a orientação é que eles sigam as rotas alternativas e que evitem aquela região”, afirmou o secretário.

Duzentos mil panfletos devem ser distribuídos pela região para orientar os condutores sobre as mudanças provisórias e com informações sobre as rotas alternativas.”Também teremos cerca de 100 agentes que vão monitorar os motoristas do Recife e de Jaboatão sobre os melhores caminhos”, adicionou o secretário. Os policiais militares do BPRv ficarão responsáveis pela fiscalização do limite de velocidade nas rotas alternativas. Placas de orientação também foram instaladas pelo caminho, até o trecho alterado.

Apesar dessa mudança temporária no trânsito, a orientação ainda é para que os motoristas evitem a Estrada da Batalha. Aqueles que estiverem saindo dos bairros de Candeias ou Piedade devem utilizar as avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar. Outra opção é sair por Prazeres e pegar a BR-101. Já os condutores que estiverem saindo de Boa Viagem, devem optar pela avenida Domingos Ferreira e seguir pela Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem, até chegar em Jaboatão.

A orientação, para quem sai da avenida Recife com destino a Piedade, Candeias ou Cabo de Santo Agostinho, é pegar a avenida Dois Rios, no Ibura, e ter acesso à BR-101 Sul. Os que estiverem na Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, e quiser acessar Boa Viagem para chegar à Jaboatão, devem utilizar a rua Joaquim Bandeira, que faz binário com a Antônio Falcão e depois seguir pela Félix de Brito e Melo, girar à direita na Desembargador José Neves ou seguir em frente pela Fernando Simões Barbosa, ambos na beira-canal.

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/674414-trecho-da-estrada-da-batalha-sera-liberado

Nenhum comentário :

Postar um comentário