Os acidentes de trânsito mataram 1.920 pessoas em Pernambuco no ano passado. Na prática, significa que foram registradas 160 mortes por mês e pouco mais de cinco por dia no Estado. Os dados são do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que faz um alerta sobre a epidemia que o Brasil tem vivido em relação a lesões e mortes no trânsito. Os números de Pernambuco são reflexo da violência nas estradas e vias urbanas do País: foram 40.610 mortos em 2010. Nesse contexto, as mortes no Estado representam 4,8% do cenário nacional.
O mesmo levantamento do Ministério da Saúde mostra que, além de os brasileiros estarem morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, a mortalidade é ainda maior quando o veículo é a motocicleta. Das 40.610 mortes, 25% delas se envolveram em ocorrências com motos. Em nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos quase triplicou no Brasil, saltando de 3.744 para 10.143 mortes. Dos 1.920 óbitos no trânsito registrados em 2010 em Pernambuco, 597 eram condutores ou passageiros de motocicletas.
Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito, alertou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele observou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil ocupa o quinto lugar em ocorrências como essas. Estamos atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia, completou.
De acordo com o SIM, entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24%: passou de 32.753 para 40.610 mortes. Entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos (entre 2002 e 2010) foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).
CUSTO
Em 2010, foram contabilizadas 145 mil internações no SUS causadas por acidentes, 15% a mais do que em 2009. Isso representou um investimento de R$ 190 milhões só em procedimentos específicos no Sistema Único de Saúde (SUS). No período, houve um aumento de 8% no número de óbitos. Os índices de crescimento no número de mortes em consequência de acidentes com motocicletas são ainda mais alarmantes. Em nove anos, os óbitos ocasionados por ocorrências com motos mais que triplicaram na Região Sudeste, saltando de 940, em 2002, para 2.948, em 2010 um crescimento de 214%. Os óbitos cresceram 165% no Nordeste, 158% no Centro-Oeste, 147% no Norte e 144% no Sul.
O mesmo levantamento do Ministério da Saúde mostra que, além de os brasileiros estarem morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, a mortalidade é ainda maior quando o veículo é a motocicleta. Das 40.610 mortes, 25% delas se envolveram em ocorrências com motos. Em nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos quase triplicou no Brasil, saltando de 3.744 para 10.143 mortes. Dos 1.920 óbitos no trânsito registrados em 2010 em Pernambuco, 597 eram condutores ou passageiros de motocicletas.
Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito, alertou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele observou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil ocupa o quinto lugar em ocorrências como essas. Estamos atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia, completou.
De acordo com o SIM, entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24%: passou de 32.753 para 40.610 mortes. Entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos (entre 2002 e 2010) foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).
CUSTO
Em 2010, foram contabilizadas 145 mil internações no SUS causadas por acidentes, 15% a mais do que em 2009. Isso representou um investimento de R$ 190 milhões só em procedimentos específicos no Sistema Único de Saúde (SUS). No período, houve um aumento de 8% no número de óbitos. Os índices de crescimento no número de mortes em consequência de acidentes com motocicletas são ainda mais alarmantes. Em nove anos, os óbitos ocasionados por ocorrências com motos mais que triplicaram na Região Sudeste, saltando de 940, em 2002, para 2.948, em 2010 um crescimento de 214%. Os óbitos cresceram 165% no Nordeste, 158% no Centro-Oeste, 147% no Norte e 144% no Sul.
Fonte:JC.
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