O programa Atenção Redobrada, da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, estará presente, durante o Carnaval, em diversos municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata Norte e Sul e Agreste do Estado. A iniciativa tem como um de seus objetivos fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Para efetivar o compromisso com as prefeituras, o secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, prefeitos e representantes de entidades de proteção à infância assinam nesta quarta-feira (6), às 10h, um Convênio de Cooperação Técnica na sede da secretaria.
Em Bezerros, Camaragibe, Paulista, e Vitória de Santo Antão a ação ocorrerá a partir da próxima sexta-feira (8) e se encerra na terça de Carnaval. Já em Tamandaré e no Cabo de Santo Agostinho, o programa será realizado durante todo o mês de fevereiro.
Como estratégia de sensibilização do grande fluxo de turistas e visitantes presentes no Estado neste período, o Atenção Redobrada já vem sendo executado nos municípios de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes desde o mês de janeiro, durante as prévias nos finais de semana, e seguirá até a terça-feira (12). Além destes municípios conveniados, a secretaria vai atuar, por meio de articulação em Palmares, Barreiros e João Alfredo com apoio dos CREAS Regionais da Mata Sul e de Bom Jardim.
Para tanto, educadores sociais dos municípios conveniados recebem materiais educativos que são distribuídos junto aos comerciantes e ao público. Em casos onde são identificadas crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis ou mesmo que estejam em situação de trabalho infantil, eles serão encaminhados aos Espaços de Proteção instalados em uma área próxima, onde são desenvolvidas atividades lúdicas, culturais e musicais.
Neste ano foram desenvolvidos novos materiais gráficos que serão distribuídos nestas localidades, a exemplo de folders sobre os direitos das crianças e adolescentes e com serviços de proteção à infância, porta documentos, adesivos para carros e pulseiras de identificação.
A atuação do Programa Atenção Redobrada se baseia na sensibilização, enfrentamento e proteção contra a violação de direitos da criança e do adolescente, a exemplo da exploração sexual, trabalho infantil e venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Além das gestões municipais, estão envolvidas as secretarias estaduais, municipais, conselhos de direitos tutelares e a Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=76873
Nenhum comentário :
Postar um comentário