Recife, segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Além da Refinaria Abreu e Lima, estado pode construir plataformas de petróleo. Aporte seria de até R$ 1 bilhão
Estaleiro para explorar o pré-sal
Além da Refinaria Abreu e Lima, estado pode construir plataformas de petróleo. Aporte seria de até R$ 1 bilhão
O objetivo da empresa mineira é garantir contratos com a Petrobras pelos próximos 20 anos, com a construção de plataformas para explorar petróleo em camadas profundas. Imagem: AGÊNCIA PETROBRÁS/DIVULGAÇÃO - 27/7/11
O segmento de petróleo e gás, que vem se consolidando em Pernambuco a partir de empreendimentos voltados ao refino de combustível e à construção de navios, pode ganhar mais um projeto voltado para esta cadeia: um estaleiro de plataformas. A construtora mineira Mendes Júnior planeja investir até R$ 1 bilhão no negócio, que atenderia às demandas de plataformas para exploração do petróleo do pré-sal. O estado é um forte candidato a receber o aporte bilionário da empresa, que já está presente em Pernambuco a partir de obras da ferrovia Transnordestina, BR-101 e Cidade da Copa.
A expectativa da companhia é gerar cerca de 2 mil empregos diretos com o novo estaleiro, que pode ser construído no Complexo Industrial Portuário de Suape ou no complexo industrial e logístico que será erguido no Litoral Norte, próximo ao município de Goiana.
Pernambuco já tem um estaleiro em operação, o Atlântico Sul (EAS), e mais dois em construção, o Promar e o Construcap. O EAS, inclusive, está produzindo uma plataforma para a Petrobras em Suape. Mas o projeto da Mendes Júnior seria voltado apenas para plataformas de petróleo. “Não temos interesse em construir navios. O pré-sal vai exigir muitas plataformas e não há fabricantes suficientes. A demanda atual do país nos garante, pelo menos, 20 anos de produção”, afirmou Sérgio Mendes, vice-presidente da construtora Mendes Júnior. O empresário esteve no estado no último sábado, quando assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras do Ramal Cidade da Copa (leia mais na página A9).
Esse seria o primeiro estaleiro da empresa, que atua no segmento de construção pesada e já participou da construção de plataformas a partir de consórcios com outras empreiteiras. “Ter um estaleiro próprio é uma condição que a Petrobras exige para assumir a fabricação das plataformas. Queremos ser um player nesse processo”, destacou Mendes.
Assim como ocorre nos estaleiros de navios, a construção do empreendimento se dá ao mesmo tempo que a fabricação das primeiras plataformas. Cada uma pode levar de dois a três anos para ser entregue, o que permitiria a construção de até dez plataformas em um prazo de 20 anos.
“Temos que definir o local o mais rápido possível para iniciarmos as obras o quanto antes e não perdermos as encomendas que serão feitas pela Petrobras”, comentou o empresário, que já conversou com o governo do estado para levantar as áreas disponíveis ao empreendimento. “O nosso investimento vai depender da localização do estaleiro. Queremos fechar a compra ou arrendamento da área até o fim deste ano”, acrescentou o executivo.
Saiba mais
Projetos em andamento no estado:
Lote 8 da BR-101 (entre Ribeirão e Palmares)
*A duplicação desse trecho da rodovia está sendo feita em consórcio com a Camargo Corrêa e o Grupo OAS.
Investimento: R$ 208 milhões
Previsão de entrega: fim de 2011
Geração de empregos: 380
Lote único da BR-101 (entre Palmares e a divisa com Alagoas)
Investimento: R$ 140 milhões
Previsão de entrega: fim de 2012
Geração de empregos: 1 mil
Hemobrás
*Obra iniciada em abril deste ano e em consórcio com a TEP Squadro.
Investimento: R$ 280 milhões
Previsão de entrega: 1ª etapa em dezembro de 2011
e 2ª etapa no fim de 2013
Geração de empregos: 400
Ramal Cidade da Copa
*Contrato em consórcio com a Servix Engenharia
Investimento: R$ 131 milhões
Previsão de entrega: 1º trimestre de 2013
Geração de empregos: 700
Transposição
*A empresa venceu a licitação para o lote 8, mas a ordem de serviço não foi assinada
Investimento: R$ 278 milhões
Geração de empregos: 750
Fonte: Mendes JúniorA expectativa da companhia é gerar cerca de 2 mil empregos diretos com o novo estaleiro, que pode ser construído no Complexo Industrial Portuário de Suape ou no complexo industrial e logístico que será erguido no Litoral Norte, próximo ao município de Goiana.
Pernambuco já tem um estaleiro em operação, o Atlântico Sul (EAS), e mais dois em construção, o Promar e o Construcap. O EAS, inclusive, está produzindo uma plataforma para a Petrobras em Suape. Mas o projeto da Mendes Júnior seria voltado apenas para plataformas de petróleo. “Não temos interesse em construir navios. O pré-sal vai exigir muitas plataformas e não há fabricantes suficientes. A demanda atual do país nos garante, pelo menos, 20 anos de produção”, afirmou Sérgio Mendes, vice-presidente da construtora Mendes Júnior. O empresário esteve no estado no último sábado, quando assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras do Ramal Cidade da Copa (leia mais na página A9).
Esse seria o primeiro estaleiro da empresa, que atua no segmento de construção pesada e já participou da construção de plataformas a partir de consórcios com outras empreiteiras. “Ter um estaleiro próprio é uma condição que a Petrobras exige para assumir a fabricação das plataformas. Queremos ser um player nesse processo”, destacou Mendes.
Assim como ocorre nos estaleiros de navios, a construção do empreendimento se dá ao mesmo tempo que a fabricação das primeiras plataformas. Cada uma pode levar de dois a três anos para ser entregue, o que permitiria a construção de até dez plataformas em um prazo de 20 anos.
“Temos que definir o local o mais rápido possível para iniciarmos as obras o quanto antes e não perdermos as encomendas que serão feitas pela Petrobras”, comentou o empresário, que já conversou com o governo do estado para levantar as áreas disponíveis ao empreendimento. “O nosso investimento vai depender da localização do estaleiro. Queremos fechar a compra ou arrendamento da área até o fim deste ano”, acrescentou o executivo.
Saiba mais
Projetos em andamento no estado:
Lote 8 da BR-101 (entre Ribeirão e Palmares)
*A duplicação desse trecho da rodovia está sendo feita em consórcio com a Camargo Corrêa e o Grupo OAS.
Investimento: R$ 208 milhões
Previsão de entrega: fim de 2011
Geração de empregos: 380
Lote único da BR-101 (entre Palmares e a divisa com Alagoas)
Investimento: R$ 140 milhões
Previsão de entrega: fim de 2012
Geração de empregos: 1 mil
Hemobrás
*Obra iniciada em abril deste ano e em consórcio com a TEP Squadro.
Investimento: R$ 280 milhões
Previsão de entrega: 1ª etapa em dezembro de 2011
e 2ª etapa no fim de 2013
Geração de empregos: 400
Ramal Cidade da Copa
*Contrato em consórcio com a Servix Engenharia
Investimento: R$ 131 milhões
Previsão de entrega: 1º trimestre de 2013
Geração de empregos: 700
Transposição
*A empresa venceu a licitação para o lote 8, mas a ordem de serviço não foi assinada
Investimento: R$ 278 milhões
Geração de empregos: 750
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/10/03/economia1_0.asp
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