O governador Eduardo Campos aproveitou o domingo (24) para visitar o
Canal do Panamá. Em rápida passagem pelo país rumo à Nova Iorque, onde
receberá dois prêmios da ONU, ele fez questão de ver de perto as obras
de alargamento do canal que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e
que vão consolidar o Porto de Suape como um hub port de classe mundial.
A previsão é que a obra, iniciada em setembro de 2007, seja concluída
em 2015. Embora situado a milhares de quilômetros da América Central, o
Porto de Suape será diretamente beneficiado, como explicou o governador
Eduardo Campos.
“O novo Canal do Panamá vai diminuir a distância e assim facilitar a
chegada de grandes navios saídos do Japão, China, Cingapura e outros
países da Ásia que buscam o Brasil. Graças à profundidade do seu calado,
o Porto de Suape será um dos poucos habilitados a receber essas
embarcações que vão fazer de Pernambuco um ponto de distribuição de suas
cargas não só para o país, como também para a costa oeste africana”.
Construído em 1914, o Canal do Panamá possui 80 km de extensão e é
dividido por três eclusas. Cada uma oferece dois corredores para navios
com até 33 metros de largura e capacidade para até 5 mil contêineres. As
obras vão duplicar a quantidade de vias e possibilitar a passagem de
navios com até 55 metros de comprimento e capazes de carregar até 13 mil
contêineres.
Para cruzar o Canal, cada navio paga, de forma antecipada, de US$ 120
mil a US$ 400 mil (entre R$ 250 mil e R$ 850 mil aproximadamente). O
percurso é feito entre oito e dez horas. A eclusa visitada hoje pelo
governador foi a de Miraflores que, ao lado da de Pedro Miguel, dá
acesso ao canal pelo Oceano Atlântico. Já a de Gatún é a porta de
entrada para as embarcações vindas do Oceano Pacífico.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=32143
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