O vereador Robson Leite (PT) encaminhou Projeto de Lei que dispõe sobre o descarte e a coleta de medicamentos impróprios para o uso ou com data de validade vencida e de frascos/embalagens de medicamentos vazios no âmbito do município de Jaboatão dos Guararapes
Medicamentos impróprios para uso ou com data de validade vencida terão que ser descartados de maneira adequada por farmácias, drogarias, farmácias de manipulação e outros estabelecimentos que comercializam medicamentos.
Para o recolhimento de medicamentos, os seus responsáveis deverão manter postos de coleta ou lixeiras especiais em seus pontos de venda. Os recipientes destinados a coleta de que trata o projeto, deverão estar situados em locais de fácil visualização e conter a mensagem “Coleta Seletiva de Medicamentos”.
Muita gente não sabe, ou não pensa nas consequências de jogar medicamentos vencidos no lixo, mas isto é um problema grave que precisa envolver a sociedade. O maior prejuízo é para o meio ambiente, para a saúde publica e até para a economia do país.
O sistema de esgoto não está preparado para fazer o tratamento adequado de resíduos tóxicos provenientes de medicamentos, aqueles que são atirados na pia ou no vaso sanitário. Por isso é preciso se conscientizar da necessidade de descartar adequadamente estes remédios.
O Brasil ocupa uma posição privilegiada no mercado mundial em volume de medicamentos vendidos e estima-se que são descartadas entre 10 e 28 mil toneladas por ano no lixo comum. O grande problema do descarte inadequado são as substancias encontradas nesses fármacos, que permanecem no meio ambiente por longos períodos.
O descarte inadequado é feito pela maioria das pessoas, principalmente, por falta de informação e divulgação sobre os danos causados pelos medicamentos ao meio ambiente e à saúde humana, assim como pela carência de postos de coleta.
Nenhum comentário :
Postar um comentário