sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

TRE pode ampliar prazo do recadastramento biométrico

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), José Fernandes de Lemos, se comprometeu, na última quarta-feira (26), durante audiência pública sobre os problemas do recadastramento biométrico em Pernambuco, a analisar a possibilidade de prorrogar o prazo para quem ainda não renovou o título de eleitor. O encerramento oficial do processo está previsto para dia 22 de março. A extensão do prazo, se ocorrer, será obrigatoriamente de apenas mais uma semana, até o dia 31 de março, de acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na ocasião, o desembargador afirmou que a medida só será tomada caso não o número de eleitores não atinja o objetivo do TRE. Segundo informações da assessoria de Imprensa do órgão, até esta quinta-feira (27), pouco mais de 880 mil eleitores realizaram o recadastramento biométrico. Pelos cálculos do Tribunal, 289 mil pessoas ainda não atualizaram seus dados. O número total de eleitores no Recife, de acordo com o banco de dados do TRE, é de 1,1 milhão.
Como o último recadastramento foi realizado em 1986, o TRE acredita que pelo menos 100 mil eleitores ultrapassaram os 60 anos e hoje não são mais obrigados a votarem, se mudaram e/ou faleceram. Com essa margem, o número total de pendências cai para 180 mil.
Após o Carnaval, o TRE intensificará a divulgação e esperar em 15 dias atingir o objetivo. A primeira grande mudança é a suspensão do agendamento. “Quem quiser pode ir diretamente a um dos 11 postos de recadastramento e fazer o processo biométrico”, explicou o desembargador José Fernandes de Lemos. As lideranças comunitárias presente na audiência foram orientadas pelo TRE a formarem grupos e marcarem uma data a fim de que os grupos de eleitores sejam atendidos em regime especial no posto de recadastramento mais próximo.
Na audiência pública, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) se mostrou preocupada em relação aos prazos. “Cerca de 30% de eleitores ainda não procuraram os postos para revalidar o título e temos 15 dias para que essas pessoas se recadastrem, são mais de 300 mil pessoas, uma quantidade expressiva de eleitores, quase a população do bairro de Casa Amarela”, destacou a tucana.
Devem se recadastrar aqueles que comprovarem vínculo com a cidade – seja de residência e/ou de trabalho. Quem mora em Jaboatão, Paulista, Olinda e Camaragibe não precisa realizar o procedimento. O procedimento é simples e rápido e não dura mais do que cinco minutos. Confira os postos de atendimentos:
POSTOS DE ATENDIMENTO
Cais do Apolo (bairro do Recife Antigo)
Fórum Joana Bezerra (Ilha de Joana Bezerra)
Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Câmara de Vereadores do Recife
Antigo prédio do TRE-PE na avenida Rui Barbosa (nas Graças)
Expresso Cidadão do RioMar Recife
Cartório Areias
Cartório do Arruda (no Fundão)
Imbiribeira
Caxanga – Rua dos Camarões


Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=154777

Nenhum comentário :

Postar um comentário