segunda-feira, 30 de junho de 2014

Humberto: Vou dizer a Dilma que ela vai ganhar em PE

Por conta de sua agenda em Brasília, o senador Humberto Costa (PT) fez um discurso no estilo vapt-vupt na na convenção que está oficializando as candidaturas de Armando Monteiro Neto (PTB) e João Paulo (PT) ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente. E sem perder tempo abrindo a sua fala dizendo que vai informar a presidente Dilma Rousseff (PT) do apoio demonstrado pelos presentes no evento, que está sendo realizado em Caruaru, e cravou que ela e o petebista sairão vencedores do pleito no Estado.
“Vou dizer, amanhã, a Dilma que ela vai ganhar, que Armando vai ganhar, que João Paulo vai ganhar. Porque está é a vontade do povo de Pernambuco. Pernambuco hoje é outro Estado. Estão aí as obras do governo federal”, afirmou, citando o Hospital Mestre Vitalino, entregue recentemente em Caruaru, como exemplo.
Humberto ressaltou que a interlocução entre o governo federal e o governo estadual precisa continuar, a partir de 2015, para que Pernambuco siga apresentando bons números na sua economia.
“Essa unidade tem que continuar. Não é porque melhoramos que temos que deixar essa unidade. Os nossos adversários que levam o Brasil para o passado”, criticou, porém sem citar nomes.
O petista também aproveitou para exaltar a capacidade do seu aliado Armando Neto. “A gente precisa de alguém que, primeiro, conheça Pernambuco. Alguém com autonomia, com altivez política. Governar não é apenas tomar decisões gerenciais. Armando não vai a Brasília nas mãos de alguém”, bradou, em alusão à suposta necessidade de apoio política que a inexperiência política poderiam impor a Paulo Câmara, candidato do PSB>
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=172638

“Não há dúvida nenhuma de que ganhamos a pré-campanha”

Oficializado como candidato ao Governo do Estado neste domingo (29), o senador Armando Monteiro Neto (PDT) cravou que chega  a esse período como o vencedor na disputa sucessória estadual. “Iniciamos agora uma nova etapa nessa caminhada. Não há dúvida nenhuma de que ganhamos a pré-campanha”, afirmou, arrancando aplausos dos presentes na casa de eventos que abriga a convenção da coligação Pernambuco vai mais longe.
De acordo com a organização do ato, cerca de 25 mil pessoas, entre militantes e simpatizantes, estiveram presentes na homologação das candidaturas de Armando, João Paulo (PT) e Paulo Rubem (PDT).
Em seu discurso, Armando prometeu realizar um governo inclusivo do ponto de vista das regiões. O petebista assegurou que vai trabalhar para regionalizar o desenvolvimento do Estado.
“O fato de termos trazido a nossa convenção para Caruaru é uma mostra do nosso compromisso com a descentralização do desenvolvimento. Aqui é o coração do Estado”, exaltou Monteiro Neto.
O senador prometeu também investir fortemente em setores essenciais como a educação, inclusive, com a adoção de novas práticas no ensino estadual, aproveitando para criticar pontos da gestão do ex-governador Eduardo Campos.
“Os professores e professores não podem ser tratados da forma como estão sendo nos últimos anos. Precisamos mudar isso, investindo mais, adotando plano de cargos e carreiras”, pontuou.
ARMANDO MONTEIRO FILHO
O candidato do PTB ao Governo do Estado reservou no seu discurso um momento para homenagear o seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho. “Além de uma referência, é uma inspiração”, afirmou, lamentando a sua ausência na ocasião. O senador também agradeceu e exaltou a colaboração de outros familiares como a sua mãe, Dona do Carmo, e sua esposa, Mônica.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=172674

Desaceleração do consumo não atinge o Nordeste

Da Agência Estado
A desaceleração no consumo, já verificada em 2013 e no início deste ano, parece não estar no horizonte das famílias do Nordeste. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 7,4% na média do Brasil quando se compara junho deste ano com igual mês de 2013. Nesta mesma base, a ICF cresceu 4,3% no Nordeste, para 135 pontos, o nível mais alto entre as regiões e o único resultado ainda crescente.
“O Nordeste tende a se destacar no que se refere a consumo, e isso reage muito ao que está acontecendo no mercado de trabalho. É a região onde o emprego tem os melhores resultados”, explica o economista Fabio Bentes, da CNC.
Além de ter apresentado o maior resultado em termos de geração de vagas no primeiro trimestre de 2014, a formalização na região também é forte e tem colaborado para a intenção de consumo se manter em níveis elevados, avaliou Bentes. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram alta de 2,2% no emprego formal no Brasil em 12 meses até abril. No Nordeste, o avanço é de 3,3%, com destaque para o comércio e os serviços.
O comportamento dos preços é outro ponto que favorece o consumo. A inflação do varejo brasileiro calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no âmbito da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) – o chamado deflator da pesquisa – ficou em 6,4% nos 12 meses até abril. No Nordeste, esse aumento foi menor, de 5%, calcula Bentes. “Isso tira um pouco do impacto da inflação na renda”, diz o economista da CNC. No Norte, o porcentual também foi menor, de 4,4%.
VENDAS - Nordeste, Norte e Centro-Oeste têm os melhores resultados de vendas no varejo no País, e devem seguir essa tendência, puxando o crescimento regional. Segundo a PMC, o volume de vendas do varejo restrito (sem contar veículos e material de construção) cresceu 4,9% em 12 meses até abril no País. Mas grande parte dos Estados nessas três regiões mostra aumento maior, como Rondônia (9%), Maranhão (9,6%), Mato Grosso do Sul (8,4%) e Pernambuco (6,9%).
Os programas de distribuição de renda também têm um papel fundamental no Nordeste, lembra o economista Alexandre Rands, da consultoria Datamétrica. Segundo ele, os efeitos recaem não só sobre os rendimentos das famílias, mas também sobre a atividade.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/29/desaceleracao-do-consumo-nao-atinge-o-nordeste/

Nordeste, Norte e Centro-Oeste se destacam no PIB

Da Agência Estado
Embora os números da economia brasileira sinalizem de forma cada vez mais clara a desaceleração da atividade em diferentes setores, alimentando a baixa confiança de empresários e consumidores, ainda existe no Brasil uma fronteira de crescimento. No cinturão formado por Nordeste, Centro-Oeste e Norte, o consumo, o mercado de trabalho e a economia como um todo ainda têm fôlego para exibir resultados superiores aos do Sudeste e do Sul, bem como da média do País.
Em 2011, último dado disponível, as três regiões juntas respondiam por 28,4% do total da renda gerada no Brasil, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) – um aumento de 2 pontos porcentuais em relação a 2002, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço em participação neste período foi contínuo, mas, além disso, elas passaram a ganhar em outras frentes.
No primeiro trimestre de 2014, o Nordeste gerou 1,04 milhão de postos de trabalho em relação a igual período de 2013, mais da metade do 1,77 milhão de vagas abertas no País inteiro no período. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), também apurada pelo IBGE, que contabiliza tanto empregos formais quanto informais, embora ainda não conte com dados por setor. Trata-se do melhor desempenho entre as regiões, com alta de 4,9%, superior à média nacional, que aponta 2%.
“O Nordeste é o que vem apresentando o maior crescimento em termos de emprego e foi a região que mais contribuiu para a queda do desemprego nos últimos trimestres”, observa o pesquisador Rodrigo Leandro de Moura, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Segundo ele, a geração de postos de trabalho aumenta a massa de rendimentos obtida por uma população, impulsionando o consumo das famílias.
A explicação pode estar no custo de trabalho, que ainda é mais barato, apesar de a defasagem na formação dos trabalhadores em relação a outros locais ter diminuído, avalia Moura. A taxa de desemprego por lá também é mais elevada (de 9,3% no primeiro trimestre deste ano, ante 7,1% na média do País), o que se traduz em maior disponibilidade de mão de obra. “O Nordeste está um pouco mais longe do pleno emprego do que outras regiões. Por isso, a geração de vagas é mais robusta”, explica o economista do Ibre/FGV.
O Centro-Oeste, por sua vez, abriu 181 mil postos de trabalho, o que significou avanço de 2,6% ante o primeiro trimestre de 2013. No Norte, foram 122 mil vagas, aumento de 1,8% – levemente abaixo da média nacional, mas ainda assim melhor que Sul e Sudeste, ambos com alta de 0,8% no período.
“O crescimento econômico está mais para Nordeste, Centro-Oeste e Norte, porque é lá que está a fronteira do consumo. Sul e Sudeste estão mais saturados”, diz o economista Fabio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
PIB. Na projeção da economista Camila Saito, da Tendências, o PIB brasileiro deve crescer 1,3% neste ano. Únicas acima da média, a Região Norte deve avançar 2,4%, enquanto o Nordeste terá expansão de 2,2%, e o Centro-Oeste, de 2,1%. Apesar de ficarem à frente das regiões mais desenvolvidas, as três regiões não conseguirão fugir à tendência de desaceleração.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/29/nordeste-norte-e-centro-oeste-se-destacam-no-pib/

sábado, 28 de junho de 2014

Entra em vigor a Lei da Palmada

Foto: Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press/Arquivo
Foto: Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press/Arquivo
Foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União a lei que proíbe o uso de castigos físicos e de tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação de crianças e adolescentes.
Conhecida como Lei da Palmada, a norma determina que pais, demais integrantes da família, responsáveis e agentes públicos executores de medidas socioeducativas que descumprirem a norma vão receber encaminhamento para um programa oficial ou comunitário de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico e advertência.

O texto prevê ainda que a União, os estados e os municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de menores.

Ainda de acordo com a norma, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao conselho tutelar mais próximo.

A lei entra em vigor hoje.
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2014/06/27/interna_brasil,512709/entra-em-vigor-a-lei-da-palmada.shtml

Diário Oficial publica lei que aumenta pena para crime de contrabando

Passa a valer hoje (27) a mudança no Código Penal Brasileiro que aumentou a pena para o crime de contrabando. Aprovada pelo Congresso no início de junho, a lei foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Pela nova regra, o contrabando e o descaminho passam a ser tipos autônomos de crime. Com isso, a pena para quem for condenado pela prática do contrabando passa a ser dois a cinco anos de reclusão. Antes, o Código Penal estabelecia pena de um a quatro anos de prisão.

Antes, o contrabando e o descaminho estavam incluídos em um único item, o Artigo 334 do Código Penal. Contudo, eles são distintos, sendo contrabando a importação ou exportação de mercadoria proibida. Já o descaminho ocorre quando não há pagamento do imposto devido pela entrada, saída ou consumo de mercadoria no país. A pena para o crime de descaminho permanece em um a quatro anos de prisão.

A nova redação também prevê o aumento da pena quando os crimes de contrabando e descaminho forem cometidos em transporte marítimo ou fluvial. O Código Penal previa o aumento da pena apenas quando a prática criminosa ocorresse com o uso de transporte aéreo

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2014/06/27/interna_brasil,512708/diario-oficial-publica-lei-que-aumenta-pena-para-crime-de-contrabando.shtml


Copa do Mundo é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais

Só no Facebook, primeira semana de jogos gerou 459 milhões de conteúdo


A Copa do Mundo 2014 parece não animar somente quem vê os jogos nas Arenas ou acompanha na televisão ou rádio. Nas redes sociais, a primeira semana de partidas gerou 459 milhões de posts, likes e comentários no Facebook. Segundo a CNN, emissora norte-americana, o evento já é o mais comentado nas plataformas sociais nos últimos tempos.
    Para se ter uma ideia, nem as interações somadas da final da liga de futebol americano profissional dos Estados Unidos, Super Bowl, Olimpíadas de Inverno de Sochi e o Oscar 2014 ultrapassam a produção de conteúdo gerada nas redes sociais durante a Copa.

    Matthew Lewis/Getty Images
    Partida entre Brasil e Camarões gerou 1,57 milhão de comunicação de dados
    Na partida entre Estados Unidos e Portugal, houve oito milhões de tuítes e o nome de Cristiano Ronaldo foi mencionado 1,5 milhão de vezes no microblog. Já no Facebook, os números são mais expressivos. Foram 10 milhões de pessoas geraram 20 milhões de interações durante a partida.


    O jogo entre Brasil e Croácia gerou 12,2 milhões de mensagens no Twitter. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil), na partida entre a seleção brasileira e o time de Camarões, torcedores fizeram 1,57 milhão de comunicações de dados - entre e-mails, imagens e mensagens multimídia.
    Segundo o sindicato, o tráfego é equivalente a 1,6 milhão de fotos com tamanho médio de 0,55MB. Na partida entre Argentina e Bósnia, a comunicação de dados foi de 1,42 milhão.
    Fonte:http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/tecnologia/noticias/arqs/2014/06/0060.html

    Dilma entregará a Taça Fifa no Maracanã

    Presidenta do Brasil foi confirmada por Jérôme Valcke na decisão


    Paulo Paiva/DP/D.A Press

    Cassio Zirpoli
    Enviado especial

    Rio de Janeiro - A Taça Fifa será entregue ao campeão mundial de 2014 pela presidente da república Dilma Rousseff. Nesta sexta, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, informou o protocolo sobre a final agendada para 13 de julho, no Maracanã. No mesmo estádio, durante o balanço da primeira fase do Mundial do Brasil, o dirigente rebateu as informações de que o troféu dourado seria entregue em conjunto pela modelo brasileira Gisele Bündchen e pelo zagueiro espanhol Puyol - capitão da Fúria na conquista há quatro anos.

    "Ao contrário do que saiu em algumas mídias, Gisele Bündchen e Puyol não entregarão a taça. Eles carregarão a taça até o início do campo (do Maracanã, deixando-a em um púlpito), mas quem entregará será a presidente Dilma Rousseff, ao lado de Joseph Blatter (presidente da Fifa)", explicou o dirigente francês.

    A presidente da república esteve na abertura da Copa do Mundo em São Paulo, no jogo Brasil 3 a 1 Croácia, mas ao contrário dos chefes de estado nas edições anteriores, Dilma não fez um discurso de abertura. Temendo vaias, por causa dos protestos iniciados há um ano, a mensagem da presidente sobre o torneio acabou sendo veiculada dias antes nas televisões e rádios.

    Fonte:http://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/especiais/copa-do-mundo-2014/noticias/2014/06/27/interna-noticia,30937/dilma-rousseff-entregara-a-taca-fifa-no-maracana.shtml

    Governo federal lança site para reclamações

    O governo federal apresenta nesta sexta-feira (27) uma ofensiva para transferir as queixas mais frequentes dos consumidores das filas dos Procons para um site. Técnicos da Secretaria de Defesa do Consumidor elaboraram um espaço virtual de intermediação de conflitos entre fornecedores e compradores, que já está em funcionamento na rede.

    A partir de um cadastro com dados pessoais no endereço www.consumidor.gov.br, o usuário poderá descrever sua reclamação num espaço de até 3.000 caracteres. A empresa terá dez dias para responder à queixa. O usuário, então, dará uma nota de 1 a 5 para o atendimento. À exceção de números de documentos de identidade, todos os dados do diálogo ficarão na internet para avaliação pública.

    A plataforma de informações também permitirá uma série de indicadores e rankings positivos e negativos de empresas, que o governo promete manter online. Os maiores bancos (campeões absolutos de queixas), operadoras de telefonia fixa e móvel (vice-campeãs), lojas de varejo, companhias aéreas e outros fornecedores de serviços aderiram ao projeto.

    Num primeiro momento, o site atende consumidores do Distrito Federal e de 11 Estados, incluindo Rio e São Paulo, que representam 62% da população. A partir de 1º de setembro, o serviço terá cobertura nacional. Uma portaria que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá assinar amanhã, em Brasília, oficializa o novo site. A portaria será publicada na segunda-feira, no Diário Oficial da União. Até o dia 5 de julho, início do período eleitoral, o governo divulgará campanhas para popularizar a plataforma.

    A meta da Secretaria Nacional do Consumidor é permitir que as 800 lojas de Procons espalhadas pelo País tenham mais rapidez para atrair casos, por exemplo, de clientes de planos de saúde, que em situações de emergência preferem buscar liminares na Justiça. Por outro lado, o novo site poderá ser uma alternativa para problemas diários que costumam não ser levados ao Procon. Na ficha de reclamação no site, clientes poderão, por exemplo, descrever seus problemas com a conexão da internet, a empresa de TV a cabo ou a falta de cobertura do celular.

    Adesão
    Pesquisa que serve de base para estudos do governo mostra que 62% dos entrevistados não costumam fazer reclamações sobre problemas enfrentados nas relações de consumo. Dos que reclamam, a maioria tenta resolver o problema com o próprio fornecedor. Apenas 11% recorrem ao Procon e outros 9% publicam seu descontentamento no Facebook e no Twitter. O custo de tempo de uma reclamação e a falta de perspectiva de solução do problema é apontado por 68% deles como um motivo para não ir ao órgão de defesa.

    Na quarta-feira, a secretária Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira, recebeu a imprensa para detalhar a operação do site. Ela ressaltou que o novo espaço de reclamação não altera a atuação dos Procons. “O site não é uma fase pré (Procon), mas, à medida que for utilizado, pode trazer a busca da solução para o endereço”, afirmou.

    Para evitar pressões de empresas, o site só poderá ser acessado após uma série de exigências de identificação do cliente. “A plataforma na internet busca ampliar o acesso (aos órgãos de defesa do consumidor)”, diz Juliana.

    Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/outros/ultimas-noticias/46,37,46,3/2014/06/27/internas_economia,512650/governo-lanca-site-para-reclamacoes.shtml

    Planejamento: 95,5% das obras do PAC2 são concluídas

    O 10º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Planejamento, apresenta a conclusão de 95,5% das obras e investimento global de R$ 871,4 bilhões, até 30 de abril. Segundo o balanço, o resultado é 15,9% superior ao último levantamento do programa, quando a execução de recursos atingiu R$ 583 bilhões.

    O financiamento habitacional recebeu a maior parte dos recursos, com R$ 285,3 bilhões - o Minha Casa, Minha vida executou R$ 78 bilhões - o orçamento federal representou R$ 92,8 bilhões, de R$ 98 bilhões previstos para 2014. Os investimentos de estatais foram da ordem de R4 231,4 bilhões. O setor privado respondeu por R$ 168,5 bilhões.

    Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2014/06/27/internas_economia,512695/planejamento-95-5-das-obras-do-pac2-sao-concluidas.shtml

    PCdoB oficializa apoio à reeleição de Dilma

    Agência Brasil – Por unanimidade, em votação simbólica, integrantes do PCdoB reiteraram nesta sexta-feira (27), durante o encontro nacional do partido, o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) e do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Em um auditório lotado, na Câmara dos Deputados, a legenda reafirmou ideias e propostas que serão encaminhadas à chapa da atual presidenta.
    O presidente do partido, Renato Rabelo, disse que a decisão estreita e amadurece a relação histórica com o PT. “O PCdoB tem convicção de que a candidatura da Dilma Rousseff é a candidatura para o momento que o Brasil exige e que o Brasil quer”.
    Em documento distribuído durante a convenção nacional, o partido destacou o desempenho do atual governo no enfrentamento à crise financeira “que fez encolher a economia mundial e espalhou desempregos e cortes de direitos sociais pelo mundo afora”. Pelo texto, a legenda diz que Dilma soube enfrentar os impactos negativos da “crise do capitalismo e sob difíceis circunstâncias mostrou a fibra e a competência da mulher brasileira”. O PCdoB ocupa, atualmente, o Ministério do Esporte sob o comando de Aldo Rebelo.
    Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=172490

    sexta-feira, 27 de junho de 2014

    Microsoft busca estagiários no Brasil

    microsoftA Microsoft Brasil abre hoje as inscrições para o processo seletivo que vai contratar estagiários para seus escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O recrutamento é dividido em três etapas: testes online, etapa presencial na Cia. de Estágios, parceira da empresa na seleção, e no Microsoft Technology Center.
    As oportunidades são direcionadas a candidatos regularmente matriculados nos seguintes cursos superiores, estando no penúltimo ou último ano da faculdade: Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharia, Jornalismo, Marketing, Publicidade, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.
    Segundo a Microsoft, os interessados devem demonstrar automotivação, agilidade, habilidade de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões. Além disso, é necessário inglês avançado para conversação e escrita.
    As inscrições vão até 5 de junho e devem ser feitas neste site.
    Sobre
    Durante o programa chamado “Challengers” (Desafiadores, em português), que dura entre um e dois anos, os estagiários atuam em projetos individuais e em grupo com o objetivo de trazer soluções e impactar os resultados da empresa, com o auxílio de executivos da Microsoft. Atualmente, 130 jovens brasileiros trabalham neste módulo.
    Fonte:http://djalmajr.com.br/microsoft-busca-estagiarios-no-brasil/

    Edital do concurso da Câmara do Recife sai até 5 de julho e aprovados tomam posse ainda em 2014

    Foto: BlogImagem
    Foto: BlogImagem
    A espera de quem pretende fazer o concurso da Câmara do Recife está perto de acabar porque o edital deve ser publicado até o dia 5 de julho. Ao menos é o que prometeu o presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), em entrevista à Rádio JC News na manhã desta quarta-feira (25). Além disso, o socialista garantiu que os aprovados devem tomar posse ainda em 2014.
    Ao todo, o concurso oferece 78 vagas para os cargos de Analista de Sistemas (1 vaga), Arquiteto (1), Arquivista (1), Assessor Jurídico (6), Assistente Administrativo Legislativo (40), Assistente Social (1), Bibliotecário (1), Consultor Legislativo (9), Contador (2), Enfermeiro (2), Engenheiro Civil (1), Linguísta (1), Gestor de Controle Interno (4), Jornalista (2), Médico (2), Programador de Sistemas de Informação (2), Psicólogo (1) e Relações Públicas (1).
    A inscrição custará R$ 80 para cargos com nível médio e R$ 90 para cargos de nível superior. Os candidatos de nível  médio passarão apenas por uma prova objetiva. Já os de nível superior terão, também, uma etapa com avaliação de títulos.
    Vicente André Gomes disse que a contratação dos nossos servidores não vai desequilibrar as contas da Câmara porque há um acréscimo no orçamento da Casa previsto para janeiro; geralmente de 10%. Ele diz que os gastos vão ficar dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, de quebra, resolverá entre 80% e 90% a demanda do Legislativo.
    Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/25/edital-do-concurso-da-camara-do-recife-sai-ate-5-de-julho-e-aprovados-tomam-posse-ainda-em-2014/

    Mobilidade urbana predomina entre os problemas apontados e ideias de melhorias sugeridas pelos mais de 50 mil usuários cadastrados no Colab

    O Colab.re, aplicativo que incentiva a atitude cidadã para melhoria da qualidade de vida das cidades brasileiras, comemora um ano e divulga relatório com o resultado de colaborações dos mais de 50 mil usuários cadastrados de 1.247 municípios brasileiros. Foram mais de cinco mil fiscalizações e mais de 1.500 propostas de soluções e avaliações de serviços, espaços e instituições públicas de diversas áreas do País.
    Recife (PE), onde o Colab.re surgiu, lidera a quantidade de publicações (44%) e também de usuários no aplicativo. Curitiba (PR), primeira cidade brasileira a oficializar o uso do Colab.re como canal de relacionamento com a população no ambiente digital, ocupa a quarta colocação do número de usuários e a sexta posição na quantidade de postagens (3%) na rede social. Ainda em relação às publicações, São Paulo (8%), Sorocaba (5%) e Limeira (4%), no interior paulista, entre outras cidades (33%), completam a lista de regiões mais colaborativas do Brasil.
    Nessas cidades, predominam as fiscalizações dos brasileiros sobre a situação da mobilidade urbana no País. Os principais problemas apontados referem-se a buracos em vias públicas (21%), estacionamentos irregulares (19%), limpeza urbana (10%) e calçadas irregulares (8%). Porém, alguns tópicos destacados pelos usuários são causados pelos cidadãos e não pela administração pública, como estacionamentos irregulares em locais proibidos e sinalizados por placas.
    Em todo o Brasil, as fiscalizações e propostas de melhorias dos usuários do Colab.re sobre mobilidade urbana (32%) são a grande maioria. A lista segue com urbanismo (13%), cidadania (12%) e meio ambiente (10%).
    “Este primeiro ano do Colab.re mostrou o quanto a população brasileira sente a necessidade de dialogar melhor com o poder público. O fato de fazermos esta ponte fez com que milhares de pessoas participassem e ajudassem a fazer cidades melhores. Agora, o desafio é ter novas prefeituras, assim como a de Curitiba, Teresina, Foz do Iguaçu, e outras, atendendo à população utilizando todas as vantagens do Colab.re. Temos a convicção que este nosso segundo ano será ainda melhor.”
    Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/25/mobilidade-urbana-predomina-entre-os-problemas-apontados-e-ideias-de-melhorias-sugeridas-pelos-mais-de-50-mil-usuarios-cadastrados-no-colab/

    PSD também oficializa apoio à candidatura de Dilma

    Foto: divulgação
    O PSD formalizou nesta quarta-feira, em sua primeira convenção nacional, o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer (PMDB).
    A aliança foi aprovada por mais de 94% dos 114 votos de convencionais, durante encontro que ocorreu no auditório da Câmara dos Deputados, em Brasília. Um dos mais novos partidos do país, o PSD tem pouco mais de dois anos de criação,
    Mantendo o discurso em defesa por uma campanha eleitoral pacífica, adotado em resposta às críticas de partidos de oposição, Dilma agradeceu o apoio e destacou uma série de motivos para “se alegrar” com a aliança.
    “Fico feliz de ter ao meu lado um partido que é uma das mais promissoras novidades da política, pela sobriedade, moderação e disposição construtiva, um partido que coloca e busca ampliar consensos, produzir entendimento e buscar novas soluções no momento em que alguns pregam apenas o ódio e confronto”, afirmou.
    Acompanhada pelos ministros Ricardo Berzoini, de Relações Institucionais, Aloizio Mercadante, chefe da Casa Civil, e Afif Domingos, da Micro e Pequena Empresa, que é membro do partido, a presidenta defendeu uma das principais bandeiras do PSD, voltadas para os pequenos empreendedores que ainda estão na informalidade.
    “Formalizar é garantir uma cidadania que até agora não tiveram. Esses pequenos batalhadores representam 90% de todas as empresas do país, e é bom dizer que são as que mais empregam, por isso, nossa obrigação é descomplicar o nascimento e crescimento desses batalhadores que vão conquistar posições para enfrentar o desafio de sobreviver”, afirmou Dilma.
    Segundo a presidenta, os micro e pequenos empresários brasileiros estão entre os mais prejudicados pela burocracia no país.
    “Por isso, foi a partir deles que começamos a construir o processo de desburocratização. Começa aí, mas tem que se estender para todas as esferas da sociedade”, disse ela. Dilma destacou ainda os resultados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a necessidade de mais investimentos em educação como forma de assegurar a ascensão de classes econômicas e avançar em novas áreas de conhecimento e formação de profissionais.
    Na Agência Brasil
    Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/25/psd-oficializa-apoio-a-candidatura-de-dilma/

    Em reunião da Executiva Nacional, PP decide apoiar candidatura de Dilma

    O PP anunciou hoje (25) o apoio à reeleição de Dilma Rousseff. A decisão foi tomada pela Executiva Nacional, em uma rápida reunião no gabinete do presidente da legenda, Ciro Nogueira. Antes, a convenção nacional havia terminado de maneira tumultuada com várias lideranças divididas sobre o apoio à candidatura do PT.
    “A maioria quer o apoio à presidente. Já está sacramentado o apoio”, disse Ciro Nogueira, depois da reunião da Executiva Nacional. Segundo Ciro, dos 27 diretórios, apenas dois – Minas Gerais e Rio Grande do Sul – foram contrários na convenção. “Sempre ouvimos democraticamente a todos. São 27 diretórios e apenas dois se rebelaram de forma inadequada. A senadora Ana Amélia não é a única membro da convenção”.
    Na convenção nacional, que ocorreu antes da reunião da Executiva, um grupo liderado pela senadora Ana Amélia, pré-candidata ao governo do Rio Grande do Sul, e pelo governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, apresentou uma moção propondo, a exemplo do que foi feito em 2010, a neutralidade do partido na disputa presidencial deste ano. A ideia era que oficialmente a legenda não apoiasse nenhum candidato, e que assim o tempo de rádio e TV da sigla fosse dividido entre os candidatos.
    A divergência começou quando, apesar dos apelos de vários integrantes, o presidente do PP, Ciro Nogueira, decidiu não colocar a moção, apoiada pelos diretórios do RS, de MG, SC, GO, do RJ, AM e CE em votação. Sob muitos protestos, ele colocou em votação simbólica uma resolução que transfere para a Executiva Nacional do partido a palavra final sobre o apoio à aliança com Dilma. Em meio a gritos e vaias de convencionais, Nogueira declarou que a resolução havia sido aprovada e encerrou a convenção, sem falar com a imprensa. Logo em seguida, o presidente foi para o gabinete e, pouco depois, anunciou que a Executiva havia tomado a decisão de apoiar a reeleiçãod e Dilma.
    “Nós entendemos que esta convenção está sem validade, não houve deliberação da manifestação dos convencionais. Eu penso que essa convenção está sem efeito legal. Saio daqui não feliz como eu gostaria, não aceitamos um prato feito, uma convenção de cima para baixo”, reclamou Ana Amélia. De acordo com a senadora, o grupo pró-neutralidade vai estudar o que pode ser feito para anular a convenção.
    O partido decidiu ainda que os diretórios estaduais estão livres para formar alianças, independentemente da aliança nacional.
    Na Agência Brasil
    Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/25/em-reuniao-da-executiva-nacional-pp-decide-apoiar-candidatura-de-dilma/

    Dilma anuncia mais 100 mil bolsas na segunda etapa do Ciência sem Fronteiras

    Presidenta Dilma posa em selfie com estudantes do programa Ciência sem Fronteiras. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
    Presidenta Dilma posa para selfie com bolsistas do Ciência sem Fronteiras no anúncio da segunda etapa do programa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
    O programa Ciência sem Fronteiras do governo federal oferecerá 100 mil novas bolsas de estudo na segunda fase, lançada nesta quarta-feira (25) pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Ela reiterou objetivo do programa, focado em formar estudantes de vários níveis de graduação, pós-graduação e pesquisadores no exterior em escala compatível com os desafio do país.
    “Esse é um programa feito para garantir ao Brasil condições de gerar aqui inovação, de gerar aqui o interesse pelas ciências e pela aplicação da tecnologia em todas as áreas. Na indústria, na agricultura e, sobretudo, para viabilizar também a pesquisa em ciências básicas. Com isso estamos abrindo as nossas fronteiras. Estamos abrindo horizontes dos nossos jovens. Por isso, nós definimos a nova fase do Ciência sem Fronteiras”, explicou.
    Dilma lembrou que o Ciência sem Fronteiras concedeu, até este momento, 83,2 mil bolsas no exterior, e destacou que com as chamadas programadas para setembro, o governo atingirá a meta de 101 mil bolsas de estudo. Para efeito de comparação, a presidenta disse que, antes da criação do programa, eram apenas cinco mil bolsistas fora do Brasil.

    Números do programa

    As 83,2 mil bolsas concedidas pelo Ciência sem Fronteiras foram para estudantes de 1,1 mil municípios. Desse total, 76,1 bolsas do governo federal, e 7,1 mil vindos da iniciativa privada, fato que rendeu agradecimentos da presidenta Dilma as empresas parceiras no programa – 44,2% desses bolsistas são mulheres, 31,4% são negros e 85,9% são jovens.

    Dos 43 países de destino dos estudantes, os Estados Unidos lideram o ranking de número de bolsas (26,3 mil), seguidos pelo Reino Unido (9,5 mil), Canadá (7 mil), França (6,4 mil) e Alemanha (5,9 mil). Conforme ressaltou a presidenta no lançamento da segunda fase, o Ciência sem Fronteiras tem 18 áreas prioritárias, dentre as quais se destacam: engenharias e demais áreas tecnológicas (36,4 mil bolsas); biologia, ciências biomédicas e da saúde (14,5 mil); e da indústria criativa (6,6 mil).
    Fonte:http://blog.planalto.gov.br/dilma-anuncia-mais-100-mil-bolsas-na-segunda-etapa-do-ciencia-sem-fronteiras/

    Lula pede engajamento de petistas pela reforma política

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou uma mensagem em vídeo para defender a reforma política e pedir engajamento dos militantes petistas para colher assinaturas que aprovem a proposta de iniciativa popular com esta finalidade. A mensagem faz parte da 2ª etapa da campanha pelo projeto lançada no último sábado, 21, durante a convenção Nacional do PT.

    "A reforma política é cada vez mais necessária e urgente. É um clamor que nasce das ruas, que vem da sociedade. Ela é uma reivindicação geral, mas principalmente dos que lutam contra a injustiça e a desigualdade. Por isso, estamos convocando cada militante do PT a se engajar na campanha de assinaturas da proposta de iniciativa popular pela reforma política", diz o ex-presidente.

    Na mensagem, de quase dois minutos, Lula exalta os feitos do governo petista e diz que para "o Brasil continuar mudando, é preciso garantir a legitimidade das instituições e acabar com a interferência do poder econômico nas eleições". O ex-presidente diz que nos quase 12 anos do governo "democrático e popular" do PT, o povo brasileiro alcançou grandes conquistas. "Esse novo Brasil é fruto da elevação do nível de consciência da maioria do povo, sobretudo dos trabalhadores e dos excluídos", afirma.

    Segundo Lula, esse "novo Brasil" é também resultado de uma maior participação democrática na construção de políticas públicas. "Democracia e participação popular são as fontes dessa energia transformadora, quanto mais vigorosas elas forem, mais vamos avançar, por isso é tão importante a reforma política", afirma. No final da mensagem, o ex-presidente diz que cada militante tem que buscar "na sua escola, no seu bairro, no seu local de trabalho" grupos para apoio à reforma. "Vamos reunir as assinaturas necessárias para garantir a reforma política. O Brasil precisa, você quer. É só assinar", conclui o ex-presidente.

    Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2014/06/25/interna_politica,512298/lula-pede-engajamento-de-petistas-pela-reforma-politica.shtml

    Quebrando Mitos: Com ingressos de R$ 30, Copa no Brasil tem entradas mais baratas da história

    Mitos_copa-03
    Teve gente dizendo por aí que apenas ricos poderiam ir aos estádios para assistir à Copa do Mundo devido ao custo do ingresso, muito caro ao bolso da população brasileira. Mas o Mundial no Brasil tem as entradas mais baratas dos últimos tempos.
    A categoria 4 conta com 400 mil ingressos vendidos exclusivamente para os cidadãos do país. É nela também em que estão os valores mais acessíveis, podendo chegar a R$ 30 a meia-entrada para estudantes, idosos e beneficiários do Bolsa Família. Em comparação, os bilhetes mais baratos vendidos durante a Copa na Alemanha (2006) custavam o equivalente a R$ 101,00, enquanto na Coreia e Japão (2002) não saía por menos de R$ 154,00.
    “Nunca tivemos um preço como esse em todas as Copas do Mundo”, disse o diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil. Ele acrescentou que a prática de descontos só foi realizada duas vezes nos mundiais de futebol da FIFA. “É a segunda vez que temos ingressos com desconto. A primeira foi na Copa do Brasil em 1950 e a segunda é agora. Temos que dizer que o governo brasileiro é ótimo negociador”, acrescentou.
    E não é só por isso que a Copa no Brasil é considerada a Copa da inclusão social. Pela primeira na história do torneio, um governo distribuiu 100 mil ingressos gratuitos à população. Metade deles foi destinada aos trabalhadores que participaram das obras nas arenas, a outra parte foi entregue a alunos de escolas públicas e aos povos indígenas.
    Para completar, essa é também a Copa da sustentabilidade: 840 catadores de materiais recicláveis receberam capacitação para realizar a coleta seletiva nos estádios, aeroportos e área com grande concentração de pessoas. Além disso, o BNDES financiou R$ 5 milhões para projetos de gestão do lixo nas 12 cidades-sede.
    Fonte:http://blog.planalto.gov.br/quebrando-mitos-com-ingressos-de-r-30-copa-no-brasil-tem-entradas-mais-baratas-da-historia/

    Receber Bem Copa: Espaço cultural de Recife garante Frevo o ano inteiro

    140616_ReceberBemCopa
    Receber Bem Copa: série de matérias especiais com personagens que acolherão turistas nas cidade-sede da Copa do Mundo de 2014.
    Recife foi uma das seis cidades-sede da Copa do Mundo de 1950 no Brasil – ao lado de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2014, ganhou novo estádio, a Arena Pernambuco, com capacidade para 42.610 pessoas, palco de cinco partidas da Copa de 2014. O pôster oficial do Recife para a Copa, não por acaso, traz passista de frevo com sombrinha colorida na mão e bola de futebol no pé. O frevo é música, é dança, é poesia e faz parte da identidade cultural de Pernambuco, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
    Para quem quer pular frevo, o carnaval é a época mais convidativa. Mas torcedores que visitarem Recife durante a Copa não terão desculpas para não experimentar o ritmo. Em fevereiro deste ano foi inaugurado na cidade um lugar com frevo o ano inteiro, o Paço do Frevo. Localizado no bairro do Recife Antigo, o espaço é dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, é o que conta o gerente do espaço, Paulo Braz.
    “O Frevo é considerado o nosso ritmo mais importante, ele é a identidade cultural de Pernambuco; e nós não tínhamos um aparelho cultural à altura do significado do frevo para Pernambuco. Com a inauguração do Paço do Frevo nós temos agora um museu, que ele também cuida da formação, da preservação e da divulgação do frevo. É um local para visitação que os turistas normalmente têm se emocionado muito aqui com a história do frevo, porque o prédio tem quatro pisos contando a história do Frevo. (…) Nós temos aqui o acompanhamento das escolas, nós temos monitoramento e temos também o próprio visitante pernambucano está muito orgulhoso desse local aqui”, diz.
    Localizado na Praça Arsenal da Marinha, no bairro do Recife Antigo, o Paço tem centro de documentação com história cronológica do frevo em vídeos, além de reunir outros documentos e informações. Há também exposições temporárias e de longa duração, escola de música e de dança. Segundo Braz, mesmo quem está só de passagem pela cidade, pode dar os primeiros passos no ritmo.
    “Temos professores passistas que acompanham os turistas aqui na visitação e (…) no último andar, tem sempre uma apresentação de frevo com os alunos e que também envolve os turistas nessa visitação. Eu quero convidar todos os turistas que venham aqui para o Recife participar da Copa do Mundo, que a passagem pelo Paço do Frevo é um programa imperdível”, afirma.
    Passeios e gastronomia

    Recife tem frevo e muito mais. São imperdíveis a praia de Boa Viagem, o passeio de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe, o Marco Zero, as pontes da cidade, a Oficina de Brennand e o Instituto Ricardo Brennand. A gastronomia local também é destaque com os tradicionais arrumadinho, buchada, macaxeira com charque e bolo de rolo.

    Fonte:http://blog.planalto.gov.br/receber-bem-copa-espaco-cultural-de-recife-garante-frevo-o-ano-inteiro/

    quinta-feira, 26 de junho de 2014

    Após 3 mandatos, Humberto Costa diz que PT fará reforma urbana e política no Brasil

    Foto: Agência Senado
    Foto: Agência Senado
    A seis meses de o PT concluir o seu terceiro mandato no Governo Federal, o senador Humberto Costa, líder do partido no Senado, usou a tribuna da Casa nessa quarta-feira (25) para prometer que a legenda irá realizar uma transformação nacional caso a presidente Dilma Rousseff (PT) seja reeleita em outubro. Segundo o pernambucano, o plano do PT inclui a realização de uma reforma política, federativa, de serviços públicos e urbana.
    Segundo Humberto, o Planalto terá como prioridade os empreendimentos que melhorem a vida das pessoas nas cidades, realizando obras em aeroportos, metrôs, corredores exclusivos de ônibus, BRT, VLT, e saneamento básico. Os investimentos, que comporiam a reforma urbana, atacam a área de mobilidade e serviços, justamente as questões mais cobradas durante os protestos de junho do ano passado.
    Em uma resposta às críticas da oposição, principalmente do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), sobre a necessidade de se reformar o pacto federativo, Humberto pregou que as atribuições dos entes federativos sertão redefinidas urgentemente caso o PT conquiste mais quatro anos de mandato. A promessa é diminuir o centralismo e reforçar o papel dos municípios.
    O petista também disse que num segundo governo Dilma, o PT realizaria um plebiscito que permitisse convocar uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para reforma política; proposta que o partido tenta emplacar desde o ano passado.
    Além das promessas, Humberto destacou as principais ações do partido no governo federal, como os programas Bolsa Família; Mais Médicos; Minha Casa, Minha Vida; e Pronatec.
    “Estou convicto que a realização dessas reformas absolutamente essenciais ao país garantirá a entrada do Brasil em uma nova e importante fase da sua história. Já avançamos muito ao longo desses últimos 12 anos e não podemos deixar o Brasil parar: precisamos avançar ainda mais”, disse.
    “Nos governos do PSDB, o Brasil só tinha dinheiro pra gastar com reestruturação de setores riquíssimos, como bancos e empresas aéreas. Não podemos deixar cair no esquecimento, principalmente entre os mais jovens, que este é um país que não deve mais ao FMI e que não está mais de joelho a credores internacionais, que aqui mandavam e desmandavam nos governos anteriores”, criticou.
    Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/26/apos-3-mandatos-humberto-costa-diz-que-pt-fara-reforma-urbana-e-politica-no-brasil/

    PTB anuncia vice da chapa de Armando nesta quarta

    O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato ao Senado, João Paulo (PT), anunciam, na tarde desta quarta-feira (25), o pré-candidato a vice-governador da coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”. O escolhido integra os quadros do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
    Nos bastidores, dois nomes partem como favoritos – o do deputado federal Paulo Rubem Santiago e da vereadora do Recife Isabella de Roldão. O anúncio será feito no escritório político de Armando Monteiro, no bairro dos Aflitos. O ato ocorrerá às 16h. A coligação tem o apoio do PTB, PT, PDT, PSC, PRB e PTdoB.
    Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=172188

    Geração de empregos formais no governo Dilma supera marca de 5 milhões

    140624_geraçãodeempregos

    Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede geração de postos de trabalho com carteira assinada no País, registrou criação de 58.836 vagas em maio, valor que representa crescimento 0,14% em relação ao estoque do mês anterior. O número é o saldo entre 1,849 milhão de admissões e 1,790 milhão de desligamentos em maio.
    Com o resultado de maio, a geração de empregos formais no governo Dilma Rousseff superou a marca de 5 milhões. “No período de janeiro de 2011 a maio de 2014, ocorreu um crescimento de 11,47% na geração de postos formais de trabalho alcançando 5.052.710 empregos criados, uma média mensal de geração de 123.237 postos de trabalho com carteira assinada”, informou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
    O Caged revela também que no acumulado do ano (janeiro a maio) houve expansão de 1,34% no nível de emprego, equivalente ao acréscimo de 543.231 postos de trabalho. Se considerados os últimos 12 meses, o aumento foi de 867.423 postos de trabalho, correspondendo à elevação de 2,15%. Com relação a maio do ano passado, no entanto, saldo de maio significa queda de 18,3%.

    Trajetória positiva no cenário mundial

    Os dados foram apresentados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que destacou a média de empregos gerados mensalmente no Brasil.

    “Nós atingimos cinco milhões de empregos no atual governo e vamos continuar gerando novos postos de trabalho. Mantivemos uma ótima média mensal de 123 mil empregos. Mesmo com a falta de empregos no mundo, o Brasil continua sua trajetória positiva de geração de postos de trabalho”, ressaltou.
    A geração de 5.052.710 no período de 2011 a 2014 demonstrado pelo Caged foi resultado originado da expansão generalizada dos vários setores de atividades econômicas, com destaque para os setores de Serviços (+2.554.078 postos), seguido do Comércio (+1.140.983 postos), da Construção Civil (+580.023 postos) e da Indústria de Transformação (+510.544 postos).
    Em nível geográfico o destaque foi para o estado de São Paulo que respondeu pela criação de 1.349.271 postos de trabalho, o que representou cerca de 27% do saldo líquido do Brasil.
    Números de maio

    No mês de maio, foram gerados 58.836 empregos formais, um crescimento de 0,14% em relação ao estoque do mês anterior. O aumento mantém a trajetória de expansão, com um total de 1.849.591 admissões no mês e os desligamentos atingindo 1.790.755, o que resultou no resultado positivo no mês, sendo o segundo e o maior montante registrado para o período, respectivamente, o que denota a capacidade da economia de manter o número de contratações em patamar expressivo a despeito do número de desligamentos.

    O mercado formal apresentou expansão do emprego em seis setores da economia, tendo quatro deles demonstrado melhor desempenho em relação aos dados de maio de 2013.
    Em termos absolutos, os setores responsáveis pelo desempenho positivo no mês foram a Agricultura (+44.105 postos ou +2,79%, ante saldo de +33.285 postos em maio de 2013); o setor de Serviços (+38.814 postos ou + 0,23%, ante 21.154 postos em maio de 2013); e a Construção Civil (+2.692 postos ou +0,08%, ante uma redução de 1.877 postos no mesmo mês do ano anterior).
    A Indústria de Transformação, com o declínio de 28.533 postos (-0,34%), foi o setor que mais contribuiu para o desempenho mais modesto no mês de maio.
    Estados
    Os dados por recorte geográfico mostram que em quase todas as regiões brasileiras ocorreu elevação no nível de emprego, com destaque para a região Sudeste com geração de 51.136 postos; a Centro-Oeste, que gerou 7.765 postos e a região Norte com criação de 4.327 postos de trabalho.

    Entre os estados, 17 elevaram o nível de emprego, com destaque para o estado do Pará, com geração de +5.204 postos ou +0,66%, apresentando saldo recorde para o período dentre todas os estados, decorrente do desempenho positivo em quase todos os setores com destaque para a Construção Civil que gerou 4.846 postos; Minas Gerais com geração de 22.925 postos ou +0,53% e São Paulo que criou no mês 13.201 postos ou +0,10%.
    Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério do Trabalho e Emprego
    Fonte:http://blog.planalto.gov.br/geracao-de-empregos-formais-no-governo-dilma-supera-marca-de-5-milhoes/