O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para investigar a denúncia do vereador Raul Jungmann (PPS) de que há um déficit de viagens dos ônibus na Região Metropolitana do Recife. Com o resultado da sua fiscalização que resultou na denúncia, Jungmann retomará campanha pela CPI dos Transportes, anunciou nesta quinta-feira (19).
O resultado apontou uma diferença de 327 viagens por dia útil entre o que está nas Ordens de Serviços de Operações, enviadas pelo Grande Recife Consórcio ao gabinete do parlamentar e a realidade. As empresas deveriam ofertar 2.176 viagens em dias úteis, dentro do percentual da pesquisa, porém o levantamento apontou que foram executadas 1.849. Na linha Barro/Macaxeira, por exemplo, deve haver 206 viagens diárias, mas são feitas apenas 130.
A vistoria do vereador foi realizada por 15 fiscais contratados por ele, que estiveram, durante uma semana, em quatro terminais integrados e 19 miniterminais. Foram alvo da fiscalização 21% das linhas que atuam na capital pernambucana.
Com os resultados da pesquisa, Jungmann agora pretende retomar a campanha pela abertura da CPI dos Transportes Públicos na Câmara Municipal do Recife, o que tentou no ano passado, mas não conseguiu as 13 assinaturas necessárias para seguir adiante.
O objetivo do vereador é investigar as contas e planilhas de custo e arrecadação do Grande Recife Consórcio e das empresas de ônibus que circulam pela capital pernambucana para analisar se os preços das tarifas são condizentes com a qualidade ofertada à população. Após a pesquisa, ele também quer saber o motivo do descumprimento das ordens.
Para tentar pressionar os outros parlamentares, Jungmann fará a campanha #NãoSomosSardinha pelas redes sociais, pedindo assinaturas para documento que pede a abertura da CPI. O vereador do PPS afirmou ainda que irá panfletar nos terminais integrados.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/19/mppe-investiga-empresas-de-onibus-da-rmr/
Nenhum comentário :
Postar um comentário