quinta-feira, 19 de junho de 2014

Via Mangue, vendida como elitista lá atrás, melhora a vida de quem anda de ônibus em Boa Viagem

Faixa Azul na Domingos Ferreira
No terceiro dia de implantação da Faixa Azul na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou um aumento de cerca de 50% na velocidade média dos ônibus que utilizaram o corredor.
A média calculada pela CTTU nos dias que antecederam a implantação foi de 11 km/h. Nesta quarta-feira (18), as 24 linhas que trafegam pela via chegaram a 16,5 km/h de média. A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
No trecho de 5,8 quilômetros circulam 24 linhas de ônibus, que realizam até 160 viagens por hora pico e transportam até 17 mil passageiros no mesmo período.
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o resultado superou as expectativas. “O ganho de 50% na velocidade do transporte público em uma via onde há muitos lotes à direita e mais de 20 linhas de ônibus circulando, é excelente e nos dá ânimo para seguir o projeto”.
Ainda de acordo com Taciana, a abertura da Via Mangue contribuiu diretamente neste resultado.
“A abertura da pista oeste da Via Mangue possibilitou a redução do volume de tráfego da Avenida Domingos Ferreira, permitindo a melhoria da fluidez tanto para automóveis como para os ônibus, inclusive possibilitando aos ônibus utilizarem a faixa comum quando há a necessidade de ultrapassagens”. As duas medições foram realizadas no período de férias escolares, quando o fluxo de veículos e o número de acessos aos lotes à direita são menores.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/18/via-mangue-vendida-como-elitista-la-atras-melhora-a-vida-de-quem-anda-de-onibus-em-boa-viagem/

Nenhum comentário :

Postar um comentário