Recife foi uma das seis cidades-sede da Copa do Mundo de 1950 no Brasil – ao lado de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2014, ganhou novo estádio, a Arena Pernambuco, com capacidade para 42.610 pessoas, palco de cinco partidas da Copa de 2014. O pôster oficial do Recife para a Copa, não por acaso, traz passista de frevo com sombrinha colorida na mão e bola de futebol no pé. O frevo é música, é dança, é poesia e faz parte da identidade cultural de Pernambuco, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Para quem quer pular frevo, o carnaval é a época mais convidativa. Mas torcedores que visitarem Recife durante a Copa não terão desculpas para não experimentar o ritmo. Em fevereiro deste ano foi inaugurado na cidade um lugar com frevo o ano inteiro, o Paço do Frevo. Localizado no bairro do Recife Antigo, o espaço é dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, é o que conta o gerente do espaço, Paulo Braz.
“O Frevo é considerado o nosso ritmo mais importante, ele é a identidade cultural de Pernambuco; e nós não tínhamos um aparelho cultural à altura do significado do frevo para Pernambuco. Com a inauguração do Paço do Frevo nós temos agora um museu, que ele também cuida da formação, da preservação e da divulgação do frevo. É um local para visitação que os turistas normalmente têm se emocionado muito aqui com a história do frevo, porque o prédio tem quatro pisos contando a história do Frevo. (…) Nós temos aqui o acompanhamento das escolas, nós temos monitoramento e temos também o próprio visitante pernambucano está muito orgulhoso desse local aqui”, diz.
Localizado na Praça Arsenal da Marinha, no bairro do Recife Antigo, o Paço tem centro de documentação com história cronológica do frevo em vídeos, além de reunir outros documentos e informações. Há também exposições temporárias e de longa duração, escola de música e de dança. Segundo Braz, mesmo quem está só de passagem pela cidade, pode dar os primeiros passos no ritmo.
“Temos professores passistas que acompanham os turistas aqui na visitação e (…) no último andar, tem sempre uma apresentação de frevo com os alunos e que também envolve os turistas nessa visitação. Eu quero convidar todos os turistas que venham aqui para o Recife participar da Copa do Mundo, que a passagem pelo Paço do Frevo é um programa imperdível”, afirma.
Passeios e gastronomia
Recife tem frevo e muito mais. São imperdíveis a praia de Boa Viagem, o passeio de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe, o Marco Zero, as pontes da cidade, a Oficina de Brennand e o Instituto Ricardo Brennand. A gastronomia local também é destaque com os tradicionais arrumadinho, buchada, macaxeira com charque e bolo de rolo.
Fonte:http://blog.planalto.gov.br/receber-bem-copa-espaco-cultural-de-recife-garante-frevo-o-ano-inteiro/
Nenhum comentário :
Postar um comentário